Austrália confiante em melhorias com saída de Mugabe

por Lusa

Sydney, Austrália, 22 nov (Lusa) -- A Austrália considera que o Zimbabué "tem a oportunidade de construir uma sociedade melhor" após a demissão, na terça-feira, de Robert Mugabe ao fim de 37 anos no poder, afirmou hoje a ministra dos Negócios Estrangeiros.

"Instamos todas as partes a manter a paz e a seguir a Constituição do Zimbabué e o processo de transição. Que não haja ameaças à atual ordem civil", sublinhou Julie Bishop, em declarações à rádio ABC.

Após vários dias a resistir aos ultimatos para abandonar a Presidência, depois de uma intervenção dos militares, Robert Mugabe, de 93 anos, demitiu-se na terça-feira após 37 no poder.

Para a chefe da diplomacia australiana, Mugabe foi um tirano que utilizou, "durante décadas, no seu brutal regime, o medo e a violência sobre o povo zimbabueano".

A atual crise política no Zimbabué começou quando os militares tomaram o controlo do país na noite do passado dia 14, depois de, na semana anterior, Mugabe ter destituído o seu vice-presidente e aliado de longa data, Emmerson Mnangagwa, de 75 anos, que tinha estreitas ligações com os militares.

Tópicos
pub