Autarca de Gdansk morre na sequência de ataque em ato público

| Mundo

|

O presidente da Câmara de Gdansk, na Polónia, morreu esta segunda-feira, depois de ter sido esfaqueado num ato público. O ataque ocorreu durante um evento para angariar fundos para a compra de equipamentos hospitalares.

De acordo com o ministro polaco do Interior, o autarca foi atacado com um objeto cortante no momento em que estava no palco no final de um evento de solidariedade, tendo sido hospitalizado em estado muito crítico.

Esta segunda-feira, o hospital comunicou que o autarca não resistiu aos ferimentos e acabou por morrer.

“Não conseguimos ganhar”, declarou o ministro da Saúde Lukasz Szumowski aos media locais.

O suspeito do ataque, de 27 anos e natural de Gdansk, foi detido no local.

Segundo a estação de televisão TVN, momentos antes do ataque, o homem terá gritado que esteve detido e foi torturado pelo principal partido da oposição na Polónia, a Plataforma Cívica (democrata-cristã), à qual o autarca de Gdansk pertence.

Pawel Adamowicz, 53 anos, era o presidente da Câmara de Gdansk desde 1998. Integrou a oposição democrática naquela cidade, ainda no tempo da liderança de Lech Walesa. Era visto como um político progressista e tolerante, que apoiava os direitos das pessoas LGBT e respeitava minorias.

O ataque foi condenado por vários políticos polacos, entre os quais o primeiro-ministro, Mateusz Morawiecki, e o Presidente do Conselho Europeu e co-fundador da Plataforma Cívica, o polaco Donald Tusk, que manifestaram solidariedade para com o autarca.

c/Lusa

A informação mais vista

+ Em Foco

Neste Manual do Brexit, explicamos em 12 pontos o que está em causa e os cenários que se colocam. A votação do acordo em Londres acontece esta terça-feira.

    Rosa Luxemburgo, "uma das melhores cabeças do socialismo internacional", foi assassinada há 100 anos.

      Toda a informação sobre a União Europeia é agora agregada em conteúdos de serviço público. Notícias para acompanhar diariamente na página RTP Europa.

        Em cada uma destas reportagens ficaremos a conhecer as histórias de pessoas ou de projectos que, por alguma razão, inspiram ou surpreendem.