Autoridades de Macau acusam empresa que explorava canídromo de abandonar 533 galgos

por Lusa

Macau, China, 21 jul (Lusa) - As autoridades de Macau acusaram hoje a empresa que explorava o canídromo de ter abandonado mais de meio milhar de galgos nas instalações e ameaça aplicar sanções financeiras com base na Lei de Proteção dos Animais.

"Findo o prazo para deslocação do canídromo da Companhia de Corridas de Galgos Macau (...) a empresa não assumiu as responsabilidades e as obrigações devidas (...), deixando 533 galgos abandonados no referido local", refere em comunicado o Instituto para os Assuntos Cívicos e Municipais (IACM).

"Ao mesmo tempo, o IACM comunica aos donos, nos termos da Lei de Proteção dos Animais, que a não reclamação [de galgos] pelo seu dono no prazo de sete dias úteis é equiparada a abandono de animal" e o abandono de cada cão é "sancionado com multa de 20.000 a 100.000 patacas [entre dois mil e dez mil euros]", pode ler-se na mesma nota.

O instituto garante já ter tomado "medidas de resposta a situações de emergência". Para além de proceder a trabalhos de limpeza e segurança no local, mobilizou veterinários, inspetores e pessoal na área de gestão e proteção dos animais para cuidar dos respetivos galgos.

Na nota divulgada hoje, o mesmo instituto informou que foram efetuados contactos com as associações locais de proteção dos animais de forma a promover o recrutamento de voluntários, assegurando a existência de 40 pessoas a prestar cuidados diários aos galgos.

O recrutamento dos voluntários foi garantido pela Anima - Sociedade Protetora dos Animais de Macau, MASDAW (Associação para Cães de Rua e o Bem-Estar Animal em Macau), Associação Protetora para os Cão Vadio de Macau, Everyone Stray Dogs Macau Volunteer Group e Long Long (Macao) Volunteers Group.

A Companhia de Corridas de Galgos tinha entregue na quinta-feira, na véspera de terminar o contrato de exploração, uma carta às autoridades de Macau na qual referia que os cerca os galgos do canídromo se tratavam de bens que deviam reverter a favor das autoridades do território.

Até aqui, a empresa, que pertence à Sociedade de Turismo e Diversões de Macau, fundada pelo magnata do jogo Stanley Ho, "não se dedicou a encontrar solução adequada para colocar esses galgos existentes, e agora quer passar as responsabilidades para o Governo e para a sociedade", reagiu o IACM.

A 12 de julho, o IACM já tinha exigido à Companhia de Corridas de Galgos a entrega imediata de um plano concreto para a localização do realojamento dos galgos, depois de a Direção de Inspeção e Coordenação de Jogos (DICJ) ter recusado prolongar o contrato de exploração do canídromo, a operar há mais de 50 anos em Macau.

Em 2016, o Governo de Macau dera dois anos ao canídromo da cidade para mudar de localização e melhorar as condições dos cães usados nas corridas ou para encerrar a pista, cujas receitas se encontram em queda há vários anos.

A empresa pediu ao Governo de Macau, em 2017, o prolongamento e alteração do mesmo contrato, solicitando autorização para transmitir corridas de galgos realizadas noutras regiões para a Região Administrativa Especial de Macau (RAEM), em vez das corridas de galgos realizadas no território.

No ano passado, a Sociedade Protetora dos Animais de Macau (Anima) lançou uma petição internacional para conseguir que os galgos do canídromo fossem adotados.

Desde então, 50 instituições internacionais manifestaram-se, garantindo apoiar um plano de resgate ou comprometendo-se a encontrar casas adequadas para os cães.

A PETA (ONG de defesa dos animais) juntou-se ao coro internacional de protestos e apelou às autoridades de Macau para assegurarem custódia para os animais.

Tópicos
pub