Autoridades francesas investigam caso de homem abatido a tiro pela polícia no sábado

por RTP
Benoit Tessier - Reuters

Um homem de origem portuguesa foi abatido no passado sábado pela polícia francesa, momentos depois de ter circulado no centro da cidade de Châlette-sur-Loing, a cerca de 120 quilómetros a sul de Paris, a exibir uma faca a ameaçar pessoas e após ter resistido à detenção pelas autoridades. Entretanto, foi aberto um inquérito da Inspecção-Geral da Polícia Nacional francesa para apurar o caso.

O homem, que acabou por ser abatido, já era conhecido das autoridades por ter problemas psiquiátricos. Entretanto, as autoridades abriram um inquérito à ação policial.

Um vídeo começou a circular na internet e mostra o momento em que este indivíduo é abordado pela polícia. O homem recusa sair do interior da viatura, numa zona residencial, rodeado por carros e agentes da polícia, que lhe gritam e tentam partir os vidros com os bastões.

A imprensa francesa dá conta de que o homem ameaçou matar os agentes da polícia e "colocar bombas em toda a cidade". Ainda assim, o homem conseguiu contornar os obstáculos e pôs-se em fuga. A polícia disparou contra o carro várias vezes e o veículo desapareceu numa zona relvada.

De acordo com o France Bleu, o homem tinha cerca de 50 anos e era oriundo de uma família de origem portuguesa com fortes ligações à vida associativa daquela cidade.

As autoridades já conheciam este homem, que em alguns meios de comunicação é chamado de Luís e noutros de Victor Hugo, por ter problemas psiquiátricos e estar a receber tratamento. O France Bleu indica que o homem vivia com a mãe, que se encontrava ausente, de férias em Portugal.

Entretanto, foi aberto um inquérito da Inspeção-Geral da Polícia Nacional francesa para saber se os disparos das autoridades foram justificados.
Tópicos
pub