Avião comercial com 66 pessoas a bordo cai no Irão

por RTP
O aparelho da Aseman fazia a ligação entre a capital Teerão e Yasuj, no sudoeste do Irão Morteza Nikoubazl - Reuters

Um avião de passageiros da transportadora iraniana Aseman caiu este domingo no centro do Irão. O aparelho, que transportava 66 pessoas, fazia a ligação entre a capital Teerão e Yasuj, no sudoeste do país. Não há sobreviventes.

O avião despenhou-se no monte Dena, na cadeia montanhosa de Zagros, perto da cidade de Semirom e a quase 500 quilómetros de Teerão.O avião, um ATR-72, desapareceu dos radares cerca de 50 minutos após a descolagem do aeroporto Mehrabad, em Teerão. Caiu a menos de 25 quilómetros do destino.


A televisão estatal do Irão noticiou entretanto, com base em informações recolhidas junto da companhia aérea, que todos os passageiros e tripulantes do aparelho morreram neste desastre.

"Após buscas na zona onde o avião se despenhou, fomos informados de que morreram todas as pessoas a bordo", adiantou Mohammad Tabatabai, porta-voz da Aseman, à estação televisiva IRIB.

De acordo com o governador de Semiram, citado pela agência iraniana Mehr, o nevoeiro que cobre nesta altura a região impede a aterragem de helicópteros de resgate para o local onde o avião caiu.

"Por causa do relevo montanhoso", explicou por sua vez Mojtaba Khaledi, porta-voz dos serviços de socorro, "não é possível enviar ambulâncias".

A aviação civil iraniana tem sofrido múltiplos desastres aéreos nas últimas décadas. O Governo de Teerão culpa as sanções ocidentais que impedem o país de renovar as frotas de aviões ou dotar os aparelhos existentes de novas peças.

O último desastre aéreo grave com um avião civil na República Islâmica ocorrera em 2014, quando a queda de um Antonov 140 da transportadora iraniana Sepahan, após a descolagem de Mehrabad, no sul de Teerão, fez 39 vítimas mortais.

Três anos antes, haviam morrido 80 pessoas na queda de um outro avião civil no norte do Irão.

c/ agências internacionais
pub