Avião de combate russo "expulsa" caça da NATO no Báltico

por Jorge Almeida - RTP
Reuters

Um caça F-16 da NATO aproximou-se do avião que transportava o ministro russo da Defesa. Alguns minutos depois apareceu um avião de combate russo que não estava para “brincadeiras”.

O incidente aconteceu na quarta-feira sobre o mar Báltico. Segundo a agência russa TASS, um F-16 polaco, ao serviço da NATO, aproximou-se do avião que transportava o ministro russo da Defesa, Sergei Shoigu.

Poucos minutos depois, apareceu um caça russo Su-27 e balançou as asas de forma a mostrar que estava armado.



A cena foi presenciada por jornalistas que seguiam a bordo do avião do ministro, que colocaram o vídeo online do incidente.
 
"Como a aeronave não se identificou e não respondeu ao controlo de tráfego aéreo, os aviões de combate da NATO foram identificá-la, de acordo com procedimentos padrão. A NATO não tinha informações sobre quem estava a bordo. O comportamento do piloto russo foi considerado seguro e profissional”, disse um porta-voz da Aliança Atlântica à CNN.
Encontros Imediatos
Este incidente aéreo é mais um a juntar à lista de 30 interceções entre caças da NATO e russos desde o início do mês de junho no mar Báltico.

Dois dias antes, outro avião de combate russo Sukhoi-27 voou a menos de cinco metros de uma aeronave de reconhecimento RC-135 dos Estados Unidos. As autoridades americanas consideraram a interceção “insegura” e “errática”.

Dois caças russos Sukhoi-27. Foto: Reuters.
 
"A Rússia está certamente dentro do seu direito no espaço aéreo internacional, mas queremos que respeitem os padrões de segurança para evitar acidentes", disse então o porta-voz do Pentágono, o capitão Jeff Davis.

No último fim de semana, mais de mil soldados dos Estados Unidos e da NATO realizaram exercícios na área fronteiriça de Suwalki, entre a Polónia e a Lituânia.

Vários especialistas militares apontam este local como um provável cenário de guerra caso haja um confronto militar entre forças da Aliança Atlântica e da Rússia.
Tópicos
pub