Avião de evacuação médica que aterrou em Díli imobilizado na pista

por Lusa
A imobilização do aparelho está a provocar problemas operacionais no aeroporto de Dili DR

Um avião que estava a realizar uma evacuação médica da Indonésia para a Austrália e aterrou em Díli para reabastecer está retido na pista porque as rodas rebentaram quando estava no processo de descolagem para a cidade de Brisbane.

O Learjet 60 aterrou em Díli ao final da tarde de terça-feira, num voo entre Jacarta e Brisbane, e terá danificado as rodas no momento da aterragem, o que impossibilitou a sua descolagem, confirmou fonte aerportuária à agência Lusa.

A paragem em Díli, autorizada pelas autoridades de aviação, deveria permitir apenas o reabastecimento do avião.

O aparelho ficou imobilizado na pista, estando as autoridades timorenses a procurar soluções para o remover, para permitir a aterragem de outros aparelhos na única pista do Aeroporto Internacional Nicolau Lobato.

A operação é complexa, porque o aeroporto não conta com qualquer equipamento de remoção de aparelhos da pista, entre outras faltas de equipamento essencial de emergência.
Doente a bordo
Fonte das Nações Unidas confirmou à Lusa que a bordo do "charter" de evacuação médica está um funcionário seu destacado na Indonésia e que estava a ser retirado do país devido a vários problemas de saúde.

"O paciente continua a bordo, está estável e estão a ser respeitadas e mantidas todas as condições sanitárias. Estamos nesta altura a organizar um voo alternativo para que o paciente possa continuar viagem", disse a fonte.

A fonte escusou-se a confirmar se o caso do paciente está ou não relacionado com a covid-19, reiterando que estão a ser respeitadas todas as regras sanitárias de segurança.

A situação levou já ao cancelamento do voo previsto para esta quarta-feira da AirNorth entre Darwin e Díli.
pub