Avião militar dos Estados Unidos cai no Pacífico

por RTP
O avião dirigia-se para o porta-aviões USS Ronald Reagan, envolvido em exercícios militares ao largo de Okinawa Reuters

Um avião militar norte-americano caiu no Mar das Filipinas quando se dirigia ao porta-aviões USS Ronald Reagan. Foram resgatados oito dos 11 ocupantes do aparelho, segundo o Ministério japonês da Defesa.

Os oito sobreviventes foram resgatados ao mar por operacionais dos Estados Unidos e do Japão, segundo o Ministério da Defesa em Tóquio, citado pela France Presse. Meios aéreos e navais dos dois países protagonizam nesta altura exercícios militares ao largo da ilha japonesa de Okinawa.

A Marinha norte-americana confirmou em comunicado que um dos seus aviões, que “transportava 11 passageiros e membros da tripulação”, caiu “no oceano a sudeste de Okinawa”.

“Estão em curso operações de salvamento e o estado de saúde” dos sobreviventes será “avaliado por uma equipa médica do USS Ronald Reagan”, acrescenta-se na mesma nota, na qual a Marinha dos Estados Unidos afirma não estar ainda em condições de avançar com uma explicação para o desastre.


No entanto, o ministro japonês da Defesa, Itsunori Onodera, revelou ter recebido “um relatório inicial das forças americanas” a apontar para uma “avaria de motor” como causa provável da queda do avião.

As manobras ao largo de Okinawa envolvem, só no flanco norte-americano, o porta-aviões USS Ronald Reagan e 14 mil militares.

c/ agências internacionais

 

Tópicos
pub