Beirute abalada por várias explosões

por RTP

FOTO: Issam Abdallah, Reuters

Várias explosões foram sentidas esta tarde em Beirute, capital do Líbano. Um primeiro balanço aponta para 10 vítimas mortais e um número indeterminado de feridos.

As imagens mostram a dimensão das explosões, seguidas de um enorme cogumelo e por uma grande nuvem de fumo. Há nesta altura vários focos de incêndio ativos nesta zona do Porto de Beirute.

O ministro da Saúde já confirmou a existência de um número elevado de feridos. Testemunhas ouvidas pela Reuters falam de uma situação dramática, com cenários de vasta destruição.


"Algumas varandas caíram dos edifícios e os vidros dos aranha-céus foram estilhaçados e começaram a cair nas ruas", referiu uma dessas testemunhas ouvidas pela agência.
Duas explosões na zona do porto da capital

A agência noticiosa norte-americana Associated Press (AP) confirmou que a explosão partiu janelas a quilómetros de distância. Algumas emissoras de televisão locais indicaram que a explosão ocorreu no porto de Beirute, numa área onde estava armazenado fogo de artifício.

Após as explosões eram visíveis nuvens de fumo laranja sobre a cidade e os ‘media’ locais transmitiram imagens de pessoas presas em escombros, algumas cobertas de sangue, segundo a AFP.

Um repórter fotográfico da AP viu pessoas feridas no chão perto do porto de Beirute e destruição generalizadas no centro da cidade.Número indeterminado de vítimas

A origem das explosões, que partiram as janelas de muitas casas e lojas, ainda não são conhecidas e as autoridades confirmaram apenas que a explosão ocorreu no porto de Beirute, fazendo um número indeterminado de mortos e de feridos, sem dar mais pormenores.

"Senti-me como se estivesse perante um terramoto e depois ouvi uma explosão, seguida de outra, que abriram as janelas. Foi mais forte do que a explosão que matou Rafik Hariri", disse uma habitante da cidade, referindo-se ao atentado à bomba, em 2015.

Os media locais transmitiram imagens de pessoas presas nos escombros de prédios, cobertas de sangue e testemunhas disseram que viram dezenas de feridos na área portuária, momentos depois das explosões.

O porto de Beirute foi isolado pelas forças de segurança, que só permitem na área elementos da Proteção Civil, ambulâncias e carros de bombeiros, que têm transportado os feridos para os hospitais mais próximos.

Nas proximidades do porto, os sinais de destruição são muito visíveis e há relatos de testemunhas que ouviram as explosões a vários quilómetros de distância.

Na próxima sexta-feira, o Tribunal Especial do Líbano, com sede na Holanda, deve emitir o seu veredicto no julgamento de quatro homens que são suspeitos de pertencerem ao poderoso movimento libanês Hezbollah, acusado de participar no assassinato de Rafik Hariri, em 2005.

O Líbano atravessa a sua pior crise económica das últimas décadas, marcada por uma forte depreciação monetárias, hiperinflação, desemprego elevado e restrições bancárias, que têm alimentado tensões sociais.

Há uma semana, após meses de relativa calma, Israel disse que tinha impedido um ataque terrorista, abrindo fogo contra homens armados que tinham cruzado a demarcação territorial entre o Líbano e Israel.

O primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, atribuiu a tentativa de ataque ao Hezbollah, apesar dos desmentidos deste movimento libanês.


c/ Lusa
pub