Benfica vence em Alvalade e destaca-se na liderança

por Marcos Celso - RTP
EPA

Rafa entrou na segunda parte e, pouco depois, marcou o golo inaugural, assim como o golo da confirmação (2-0), num jogo repartido e com superioridade de ambas as equipas em fases diferentes da partida. A liderança foi reforçada para sete pontos de vantagem.

O Benfica entrou bem melhor em Alvalade, mas pertenceu ao Sporting a primeira grande oportunidade de golo. Rafael Camacho correu, rematou e acertou no poste direito em jogada que teve assistência de Bruno Fernandes.  


Os "encarnados" insistiram em rondar a área dos "leões" aproveitando a presença inicial do reforço Julian Weigl, embora tenham sido pouco eficazes no último passe.

Ao passar da meia-hora, o Sporting acordou e Luiz Phellype esteve perto do golo, em jogada que acabou com a bola dentro da baliza do Benfica, mas em lance anulado pelo árbitro por posição irregular.  


A primeira parte resume-se com o Benfica mais instalado no meio-campo do Sporting e com a equipa da casa a apostar em jogadas rápidas de contra-ataque, tentando surpreender o adversário. A equipa de Alvalade esteve melhor na parte final do primeiro tempo, depois de ter criado algumas oportunidades e ganhar maior confiança no relvado.

O intervalo fez bem aos jogadores do Sporting, entraram com outra vontade e a trocar a bola junto da área do rival, criando alguns lances perigosos e dando mais trabalho a Odisseas Vlachodimos.

Apenas perto dos 70 minutos é que o Benfica equilibrou um pouco o jogo. Lage fez entrar Rafa e tirou Chiquinho. Uma opção que deu frutos, aos 79', Rafa, em jogada de insistência na zona central da área, rematou certeiro para o 1-0 quando faltavam dez minutos para o final da partida. 


Respondeu Silas fazendo entrar Pedro Mendes, uma cartada para procurar o empate, mas a defesa dos visitantes esteve segura nesta fase do jogo.

Aos 99 minutos de jogo surgiu o homem golo do Benfica, Rafa viu-se isolado e não desperdiçou o 2-0.  


Com estre triunfo - o 14.º consecutivo - e ainda com a derrota caseira (1-2) do FC Porto frente ao Sp. Braga neste jornada 17, o Benfica ampliou a distância na frente (48) para sete pontos do segundo classificado, o FC Porto (41). Famalicão (30 pontos) é terceiro e o Sporting ocupa a quarta posição com apenas 29 pontos conquistados.
pub