Benjamin Netanyahu deverá reunir-se com Mike Pompeo em Lisboa

por RTP
Netanyahu e Pompeo encontraram-se pela última vez em outubro Foto: Jim Young - Reuters

O gabinete de Benjamin Netanyahu informou que o primeiro-ministro israelita deverá voar para Lisboa já na quarta-feira para se reunir com o secretário de Estado norte-americano, Mike Pompeo.

De acordo com o diário israelita Jerusalem Post, o foco da reunião deverá ser o Irão e outros assuntos regionais, como a possível soberania de Israel sobre o Vale do Jordão, e um pacto de defesa entre esse país e os Estados Unidos.

Todos estes assuntos terão já sido discutidos numa chamada telefónica entre Benjamin Netanyahu e Donald Trump no domingo.

Esta semana tinha sido divulgado que o primeiro-ministro de Israel planeava viajar até Londres para se reunir com o secretário de Estado Mike Pompeo e outros líderes à margem da cimeira na NATO, que decorre na capital britânica.

O gabinete de Netanyahu nunca chegou, porém, a confirmar a visita a Londres. As autoridades britânicas terão mesmo invocado “problemas logísticos” para recusar que o primeiro-ministro visitasse Londres na altura da cimeira.

Segundo o Jerusalem Post, houve relatos de que o primeiro-ministro israelita estava a ter problemas em agendar reuniões com alguns líderes europeus.

Netanyahu e Pompeo encontraram-se pela última vez em outubro, em Jerusalém. O encontro que deverá acontecer esta quarta-feira será o primeiro desde que o secretário de Estado anunciou, há duas semanas, que os Estados Unidos não veem como ilegais os colonatos israelitas.

Pompeo deverá chegar a Portugal desde Marrocos, onde irá reunir-se com o rei Maomé VI. Da mesma forma, Netanyahu só chega a Lisboa na quarta-feira e regressa a Israel no mesmo dia.
Tópicos
pub