Bersani e Berlusconi separados por poucas décimas

por Raquel Morão Lopes, enviada especial a Roma

Foto: Daniel dal Zennaro/EPA

Quatro décimas apenas separam as coligações de Pier Luigi Bersani e Silvio Berlusconi na Câmara Baixa. 29,5 por cento dos votos foi para o Centro-Esquerda e 29,1 por cento para o Centro-Direita.

O Movimento 5 Estrelas surge em terceiro com 25, 5 por cento dos votos. A coligação de Mario Monti teve apenas 10,5 por cento da votação na câmara dos deputados.

Em relação ao Senado, o Centro-Esquerda também está na frente, com 31,6 por cento contra os 30,6 por cento de Centro-Direita. O Movimento 5 Estrelas obteve 23,7 por cento, enquanto que Mario Monti recolheu 9,1 por cento dos votos.

A chave da estabilidade governativa está nas mãos de Berlusconi, porque venceu em regiões com maior peso eleitoral, o que lhe deu direito a mais assentos no Senado. Por isso, Bersani poderá ter dificuldades em fazer passar os seus projetos de lei, tendo em conta que o número de senadores do Centro-Direita poderá funcionar como força de bloqueio.

Berlusconi já reconheceu a vitória do Centro-Esquerda na Câmara Baixa e sublinhou que todos devem refletir sobre o que fazer a seguir. Neste momento não é de excluir o cenário de eleições antecipadas.

(com Sandra Henriques)
pub