Bolsonaro deseja nomear atual PGR brasileiro para juiz do Supremo

por Mário Aleixo - RTP
Jair Bolsonaro não esconde as suas preferências para colocar em lugares-chave da Justiça Joedson Alves - EPA

O presidente do Brasil indicou que gostava de nomear o atual procurador-geral da República, Augusto Aras, para juiz do Supremo Tribunal Federal (STF), caso existissem três vagas para o cargo.

"Tem uma vaga prevista para novembro (para juiz do STF) e outra para o ano que vem. Nessas duas vagas, não está previsto o nome do Aras. Costumo dizer que tenho três nomes que eu namoro para indicar para o STF, mas que não vou revelar. Se aparecer uma terceira vaga, o Augusto Aras entra fortemente para essa terceira vaga", afirmou Jair Bolsonaro, numa transmissão de vídeo em direto na rede social Facebook, na quinta-feira.

O presidente elogiou ainda o trabalho desempenhado pelo procurador-geral da República, que foi nomeado para o cargo no final do ano passado, apesar de não constar de uma lista de sugestões apresentada por outros procuradores.

"Gostei muito dele, a primeira impressão foi a melhor possível e está a ter uma atuação excecional. Em especial nos temas económicos. Ele procura cada vez mais defender o livre mercado e defender o Governo federal nessas questões", declarou o chefe de Estado brasileiro.

Preferência por um critão evangélico

Jair Bolsonaro reafirmou também que pretende indicar um cristão evangélico para ocupar uma das duas vagas previstas para o STF durante o mandato.

O presidente afirmou que a indicação de um evangélico é "um compromisso" que tem "com a bancada evangélica" (frente parlamentar do Congresso do Brasil composta por políticos evangélicos) e argumentou que "uma pitada de religiosidade, de cristianismo, é muito bem-vinda".

Para o chefe de Estado, um magistrado evangélico no STF podia representar a parcela da população brasileira que é cristã, especialmente em questões como a "ideologia de género".

Jair Bolsonaro poderá indicar pelos menos dois magistrados para o STF durante o mandato, quando os juízes Celso de Mello e Marco Aurélio deixarem o cargo, por completarem 75 anos.
Tensão à vista
As declarações de Bolsonaro em relação a Augusto Aras ocorrem num momento de grande tensão entre o Presidente e o STF.

Na quinta-feira, o chefe de Estado criticou uma operação policial contra alguns apoiantes, suspeitos de disseminação de notícias falsas nas redes sociais, ordenada pelo juiz do STF Alexandre de Moraes.

Tópicos
pub