Bolsonaro diz que incêndios “existem em todo o mundo” e não podem levar a sanções

por Antena 1

Foto: Adriano Machado - Reuters

Jair Bolsonaro não quer ouvir falar em sanções internacionais por causa dos incêndios na Amazónia. Um especialista em questões ambientais, ouvido pela Antena 1, afirma que várias zonas em Mato Grosso nunca mais irão recuperar da catástrofe ambiental.

O Presidente brasileiro entende que os incêndios florestais "existem em todo o mundo" e não podem ser motivo para penalizar o país. A resposta de Bolsonaro é uma reação aos anúncios de França e Irlanda que ameaçam chumbar o acordo de comércio livre entre a União Europeia e o Mercosul caso o Governo brasileiro não proteja a Amazónia.

No entanto, Bolsonaro declarou que quer proteger a floresta amazónica e para isso decidiu envolver as forças armadas durante um mês no combate às atividades ilegais e às queimadas na floresta amazónica.



O enviado especial da Antena 1 à Amazónia, Pedro Sá Guerra, ouviu em Cuiabá, no Mato Grosso, um especialista em questões ambientais que afirma que várias zonas nunca mais irão recuperar da catástrofe ambiental.



“Com o tempo, este solo vai desertificar-se e sofrer um processo quase irreversível”, explica o professor Ben Hur da Faculdade de Ecologia Tropical da Universidade de Mato Grosso.

Residentes de Mato Grosso não têm dúvidas de que os incêndios têm mau humana.
pub