Boris Johnson e Bin Zayed saúdam "amizade e apoio" mútuos

por Lusa

O primeiro-ministro britânico cessante, Boris Johnson, e o Presidente dos Emirados Árabes Unidos (EAU) e emir de Abu Dhabi, Mohammed bin Zayed, mantiveram hoje uma conversa em que agradeceram um ao outro "a amizade e o apoio" mútuos.

Poucas semanas antes de Johnson abandonar a chefia do Governo britânico, os dois líderes elogiaram "os grandes passos que a relação entre o Reino Unido e os EAU deu nos últimos anos", indicou um porta-voz de Downing Street, residência oficial do primeiro-ministro britânico.

Johnson saudou "o êxito" de Bin Zayed em aumentar a prosperidade dos Emirados, ao passo que o xeque "homenageou o papel que o primeiro-ministro desempenhou para impulsionar os investimentos e o comércio" entre os dois países, acrescentou o porta-voz.

O governante do Reino Unido destacou a importância da cooperação entre Londres e Abu Dhabi em questões como a guerra na Ucrânia, a estabilidade regional no Médio Oriente e as alterações climáticas.

Em março, Johnson viajou aos EAU e a outros países da região com o objetivo de promover alternativas ao petróleo russo e dialogar sobre a estabilidade energética global.

Tópicos
pub