Brasil: Fernando Haddad é o candidato do PT às presidenciais

por RTP
Sebastião Moreira - EPA

Fernando Haddad vai ser o candidato do Partido dos Trabalhadores às presidenciais do Brasil. A decisão foi oficializada pelo PT, depois da renúncia de Lula da Silva.

Haddad era o nome esperado para substituir o ex-chefe de Estado brasileiro, que está impedido de se candidatar, por ter sido condenado por corrupção e estar a cumprir pena de prisão.

O antigo presidente da câmara de São Paulo e agora candidato presidencial também é suspeito de branqueamento de capitais, num processo judicial.

Impedido pelo Tribunal Superior Eleitoral de se candidatar ao sufrágio de 7 de outubro, o ex-Presidente brasileiro renunciou à candidatura, que entregou a Haddad, precisamente na data limite determinada pela justiça eleitoral para apresentação de candidatos.

Além da aprovação de Fernando Haddad como novo candidato do PT, também a deputada Manuela D'Ávila, do Partido Comunista do Brasil (PCdoB), foi admitida como vice-presidente pelo partido, segundo a plataforma de notícias UOL.

Luiz Inácio Lula da Silva reiterou que está a ser vítima de injustiças e que foi impedido de disputar a eleição de outubro, mas realçou a importância da continuidade de seu projeto político com Haddad como candidato, de acordo com o jornal Folha de São Paulo.

A candidatura do ex-presidente do Brasil, que cumpre na prisão uma pena de 12 anos e um mês por corrupção, foi registada pelo PT e depois vetada pelo Tribunal Superior Eleitoral, com base na lei que proíbe alguém condenado em duas instâncias de concorrer a qualquer cargo eleitoral.

Lula da Silva foi condenado em duas instâncias judiciais, num processo em que foi acusado de ter recebido um apartamento de luxo na cidade do Guarujá da construtora OAS, em troca de favorecer contratos da empresa com a estatal petrolífera Petrobras.

A última sondagem coloca Fernando Haddad como o terceiro mais votado, a alguma distância do candidato do Partido Social Liberal, Jair Bolsonaro, que está ainda internado, depois de ter sido esfaqueado numa ação de campanha.
Tópicos
pub