Brasil. Membro do Partido Socialismo e Liberdade terá sido assassinado

por RTP
Josimar terá sido assassinado em Xapuri, município localizado no interior do Estado brasileiro do Acre Ricardo Moraes - Reuters

O presidente do partido brasileiro Socialismo e Liberdade no município de Xapuri, Josimar da Silva Conde, foi encontrado morto na quarta-feira. Tinha 47 anos e suspeita-se que terá sido vítima de homicídio. O caso surge depois de, no ano passado, a vereadora Marielle Franco, do mesmo partido, ter sido assassinada.

Josimar foi um dos fundadores do Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) em Xapuri, município localizado no interior do Estado brasileiro do Acre, tendo chegado a concorrer ao cargo de vice-presidente da Câmara.

Juliano Medeiros, presidente nacional do PSOL, lamentou a morte através da rede social Twitter. “Acabo de ser informado que o presidente do Psol em Xapuri, cidade do grande Chico Mendes, foi barbaramente assassinado”, escreveu.

“Nosso companheiro Josimar da Silva Conde também era seringueiro e foi candidato a vice-prefeito pelo PSOL. Exigimos apuração do crime. Chega de impunidade!”, acrescentou.


Referindo-se ao caso da vereadora Marielle Franco, que também pertencia ao Partido Socialismo e Liberdade e foi assassinada em março de 2018, o líder do PSOL escreveu que exige respostas rápidas sobre o caso de Josimar.

“Não aceitamos esperar mais 600 [dias] para saber porque um dos nossos tombou e qual a natureza do crime”, declarou.

Uma testemunha no local avançou aos meios de comunicação brasileiros que Josimar teve um desentendimento com um vizinho e que, mais tarde, foi atingido por um tiro de espingarda.

Também a deputada brasileira Luiza Erundina de Sousa, do PSOL, já se manifestou em relação à morte de Josimar, apelando a que “esse crime seja rapidamente apurado” e defendendo que “chega de tanta violência e barbaridade”.
Tópicos
pub