Em direto
Portugal comemora 50 anos da Revolução dos Cravos. Acompanhe ao minuto

Brasil revoga decreto que permitia exploração de minérios em parte da Amazónia

por Lusa

São Paulo, Brasil, 26 set (Lusa) - O Presidente do Brasil, Michel Temer, revogou hoje um decreto que permitia a exploração de minérios na Reserva Nacional do Cobre e Associados (Renca), uma área da floresta amazónica equivalente ao território da Dinamarca.

A decisão foi publicada hoje no Diário Oficial da União do Brasil.

Em comunicado divulgado na noite de segunda-feira, o Ministério de Minas e Energia (MME) já havia comunicado a revogação da medida, aprovada anteriormente pelo atual governo.

Na nota, o Governo reafirmava seu compromisso com a preservação do meio ambiente adiantado que "o debate em torno do assunto deve ser retomado em outra oportunidade mais à frente e deve ser ampliado para um número maior de pessoas, da forma mais democrática possível."

"O MME esclarece que as razões que levaram a propor a adoção do decreto com a extinção da reserva permanecem presentes. O país necessita crescer e gerar empregos, atrair investimentos para o setor mineral, inclusive para explorar o potencial económico da região", pode ler-se no comunicado.

A extinção da Renca foi questionada por ambientalistas e por outros setores da sociedade civil brasileira, que fizeram pressão e levaram o Governo a recuar.

A Renca foi criada em 1984, período em que o país sul-americano era governado por uma ditadura militar. Na época, a medida garantiu a proteção de 47 mil quilómetros quadrados da floresta Amazónica entre os estados brasileiros do Pará e do Amapá.

Tópicos
pub