Brexit. Barnier considera ainda ser possível acordo com Reino Unido

por RTP
Francois Lenoir - Reuters

O negociador da União Europeia, Michel Barnier, admitiu esta terça-feira ser “possível esta semana” chegar a um acordo com o Reino Unido para o Brexit, previsto para 31 de outubro.

"As conversas foram intensas durante o fim de semana e ontem [segunda-feira], e mesmo que seja difícil, mais e mais difícil, ainda é possível [um acordo para] esta semana", declarou Barnier quando chegou ao Luxemburgo para a última reunião preparatória entre os Ministros dos Assuntos Europeus antes da cimeira de quinta e sexta-feira, em Bruxelas.

"Ainda é possível encontrar um acordo. Obviamente, esse acordo deve funcionar para todos: para o Reino Unido e para a UE. Está na hora de transformar as boas intenções num texto legal", acrescentou Barnier numa breve declaração à imprensa.

A ministra finlandesa Tytti Tuppurainen, acrescentou aos jornalistas que o acordo ainda é possível, mas alerta que o bloco europeu deve ainda preparar-se para uma saída sem acordo e para uma nova extensão do prazo de saída. “Todos os cenários estão em aberto”, acrescentou, revelando que os ministros vão discutir o adiamento da saída durante a cimeira.

O ministro holandês dos Negócios Estrangeiros Stef Blok argumentou que “a proposta do Reino Unido contém alguns passos em frente, mas ainda não suficientes para garantir que o mercado interno esteja protegido… Vamos usar o tempo que nos resta”, referindo-se à hipótese de fechar um acordo.

Também esta terça-feira, o negociador do Reino Unido David Frost deu início a uma nova ronda de negociações com a Comissão Europeia, em Bruxelas. A RTE avança que o Reino Unido deverá ainda hoje apresentar novas propostas para fazer avançar as negociações.

Com a data do "Brexit", a saída do Reino Unido da EU, marcada para 31 de outubro, Bruxelas e Londres decidiram intensificar os contactos depois de uma reunião na quinta-feira passada entre os primeiros-ministros britânico, Boris Johnson, e o irlandês, Leo Varadkar, permitir, segundo disseram, ver "um caminho" até ao consenso.

Johnson disse aos seus ministros neste domingo que "ainda há muito trabalho a fazer" para conseguir um acordo.

Os planos de Johnson para substituir a controversa salvaguarda que visa evitar uma fronteira física na ilha da Irlanda após o "Brexit" - um obstáculo à aprovação de um pacto - foram inicialmente rejeitados por Dublin e Bruxelas, mas deduz-se que foi possível fazer concessões que promovam o consenso.

A UE insistiu com o Governo britânico que qualquer alternativa para substituir essa salvaguarda deve ser "legalmente operacional" e atingir os mesmos objetivos: não construir uma fronteira física entre a Irlanda do Norte e a República da Irlanda, para manter a cooperação entre o norte e o sul da ilha e a integridade do mercado único.


c/Lusa
Tópicos
pub