Em direto
Guerra no Médio Oriente. A escalada do conflito entre Irão e Israel ao minuto

Brexit. Boris Johnson vai pedir eleições a 12 de dezembro

por Graça Andrade Ramos - RTP
Boris Johson, primeiro-ministro do Reino Unido, anunciou que vai pedir ao Parlamento a aprovação de um novo escrutínio legislativo, a realizar-se 12 de dezembro de 2019. Reuters

O primeiro-ministro do Reino Unido anunciou esta tarde que irá pedir ao Parlamento para aprovar a realização de novas eleições a 12 de dezembro, como condição para os deputados estudarem a fundo o acordo firmado há uma semana em Bruxelas.

"O caminho para conseguir realizar o Brexit é, penso eu, ser razoável com o Parlamento", disse Johnson num discurso televisivo.

"Se querem realmente mais tempo para estudar este excelente acordo, podem tê-lo, mas terão de concordar com uma eleição geral a 12 de dezembro", acrescentou o primeiro-ministro.

"Esse é o caminho a seguir", justificou.

A aprovação de um novo escrutínio terá de ter o apoio do Partido Trabalhista, de Jeremy Corbyn, que já rejeitou por duas vezes pedidos de Johnson para a marcação de eleições.

A ser concedida a proposta, estas serão as quartas eleições no país em três anos.

O pedido deverá ser proposto pelo Executivo de forma a que a questão seja votada no início da próxima semana.

Para já, a agenda parlamentar da Câmara dos Comuns para a próxima semana não inclui nenhum debate sobre o acordo obtido por Johnson junto da UE, nem sobre a legislação que o tornará aplicável.

Fontes do gabinete do primeiro-ministro afirmaram que Johnson está "ansioso" por "ir adiante" com a governação do país, sem se focar tanto no Brexit.
Resumo de capítulos
Em mais um episódio do que tem sido um verdadeiro braço de ferro entre o Governo conservador e a Câmara dos Comuns, sábado passado, os deputados britânicos aprovaram a lei Letwin que pretendia mais tempo para estudar os termos do acordo obtido dias antes, o que levou Boris Johnson a retira-la de votação.

Segunda-feira, o Governo avançou com uma proposta de lei, sobre o texto, tentando que a legislação que permitiria ratificar o acordo fosse debatida em três dias, em vez dos 21 previstos por lei.

Os deputados aprovaram a proposta de lei mas rejeitaram o calendário proposto, exigindo mais tempo para estudar os documentos publicados em 110 páginas.

Boris Johnson diz agora, que, para ter esse tempo, os deputados deverão consentir em novas eleições a 12 de dezembro.
Carta a Corbyn

Boris Johnson tentou convencer o seu principal opositor, Jeremy Corbyn, a apoiar a ideia.

"Se se comprometerem a votar por uma eleição na próxima semana [na eventualidade da União Europeia conceder uma extensão até 31 de janeiro e o Governo a aceitar, como está legalmaente obrigado a fazer], então iremos dar todo o tempo possível entre agora e dia seis de novembro para o WAB (Lei para o Acordo de Saída) ser debatido e votado", escreveu Johnson numa carta dirigida a Corbyn e publicada na rede Twitter.

"Isto quer dizer que poderíamos ter o Brexit feito antes das eleições de 12 de dezembro, se os membros do Parlamento assim o decidirem", acrescentou.

O acordo recebeu a 17 de outubro aprovação dos líderes europeus, no próprio dia da sua conclusão após uma maratona negocial.

A falta de anuência da Câmara dos Comuns britânica levou contudo o Parlamento Europeu a adiar a sua própria aprovação dos documentos.

O Conselho Europeu tem de ainda de aprovar por escrito uma nova extensão do prazo para o Brexit até 31 de janeiro.
pub