Brexit. Johnson tem "até ao final do mês" para definir um plano

por RTP
Toby Melville - Reuters

O primeiro-ministro da Finlândia, Antti Rinne, reuniu-se com Emmanuel Macron para discutir o futuro do Reino Unido na União Europeia. Os dois líderes concordaram que Boris Johnson terá até ao final deste mês para definir por escrito um plano de Brexit.

"Ambos concordamos que está na hora de Boris Johnson produzir as suas próprias propostas por escrito - se é que existem. Se nenhuma proposta for recebida até ao final de setembro, acabou”, afirmou Antti Rinne após se ter reunido com o Presidente francês em Paris na passada quarta-feira.
 
Johnson, por sua vez, já frisou que acredita num possível acordo durante a cimeira em Bruxelas que decorrerá a 17 de outubro, e onde estarão reunidos todos os líderes da União Europeia. Contudo, o primeiro-ministro britânico insistiu que o Brexit acontecerá até ao dia 31 de outubro, independentemente de haver ou não um acordo.
 
Desde que assumiu o cargo em julho, Johnson apresentou algumas propostas como alternativas ao recuo da fronteira irlandesa,  a política que visa impedir o retorno de uma fronteira rígida na ilha da Irlanda e um ponto de discórdia no acordo do Brexit da ex-primeira-ministra Theresa May.
 
Uma fonte do escritório de Johnson garantiu que continuará “a negociar e a apresentar propostas no momento apropriado"
, embora o primeiro-ministro tenha recusado revelar detalhes destas propostas em entrevistas, afirmando que não queria negociar em público.
 
No entanto, um funcionário do Eliseu disse que o plano "não era de todo uma nova proposta", e a UE continua a criticar o Reino Unido por não apresentar nenhum plano por escrito.
 
"Se não recebermos as propostas antes do final de setembro, não teremos tempo suficiente para discuti-las antes da cimeira de outubro”, concluiu.
 
A Finlândia ocupa atualmente a presidência rotativa da UE e o primeiro-ministro finlandês pretende discutir o novo prazo com o Presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, e Johnson nos próximos dias, mas a posição ainda não foi acordada com os outros países da UE.
 
"O dia 30 não é uma data precisa discutida e acordada pelos 27. Mas essas questões não são fáceis de resolver. Se querem estar devidamente preparados para a cimeira [de 17 de outubro], o 30 de setembro já é apertado", disse um diplomata da UE à Reuters.
pub