Brexit será brindado com Vinho do Porto. Setor não será afetado.

por Rui Sá, João Fernando Ramos

Está feito o pedido formal para saída do Reino Unido da União Europeia. Os 27 olham preocupados...para um dia triste para a Europa .
As negociações começam agora com uma linha vermelha já traçada: o respeito pelos direitos adquiridos pelos cidadãos de cada parte a viver e trabalhar na outra.
Seja qual for o desfecho, David Guimarães, inglês e administrador de uma das maiores empresas de produção e comércio de Vinho do Porto, acredita que será com ele que se brindará no final.
"Vemos isto com total tranquilidade. O Reino Unido é o terceiro maior mercado para o Vinho do Porto, o grande mercado dos apreciadores das chamadas Categorias Especiais - Tawnys velhos e Vintage - e não vai deixar de haver procura para este fantástico vinho por o país sair da União Europeia".

O negócio do Vinho do Porto é dominado há quase trezentos anos por famílias inglesas que se estabeleceram no nosso país. David Guimarães pertence à sexta geração de uma delas. O Administrador da Taylor's está convicto que sejam erguidas barreiras alfandegárias a este tipo de comércio. "Há ingleses dos dois lados do negócio. Não acredito que nos vamos prejudicar a nós próprios".

Recorde-se a exportação de Vinho do Porto vale a Portugal qualquer coisa como 40% dos cerca de 750 milhões de euros realizados pelo setor vitivinícola nacional.

"O grande desafio para nós vai ser o efeito da moeda, que desde o referendo (há nove meses) desvalorizou face ao euro (11,5%)" o que torna as importações feitas a partir da zona euro mais caras.
pub