Em direto
Portugal comemora 50 anos da Revolução dos Cravos. Acompanhe ao minuto

Brexit. Tensão entre navios de guerra da Espanha e do Reino Unido

por RTP
Reuters

O Governo do enclave britânico de Gibraltar denunciou uma alegada invasão das suas águas territoriais por uma unidade naval espanhola. Londres emitiu entretanto uma declaração conciliatória, desautorizando o Governo gibraltino.

Segundo o Governo de Gibraltar, o navio de guerra "Tornado" entrou na noite de ontem, domingo, em águas territoriais daquele enclave, que Espanha não reconhece como tais, e deu ordens a duas embarcações civis que se retirassem do local onde estavam fundeadas.

Ainda segundo esta versão, antes que as embarcações fossem obrigadas a executar a ordem, dois vasos de guerra britânicos foram ao encontro do "Tornado" e conseguiram que este se retirasse das águas que consideram gibraltinas, embora o tenha feito lentamente e em postos de combate.

O diário espanhol El Pais relaciona o incidente com as tensões que têm vindo a agravar à aproximação do Brexit e cita um comunicado do Governo do enclave, com a seguinte afirmação: "Estes estúpidos jogos de quem não aceita a indiscutível soberanio britânica sobre as águas que rodeiam Gibraltar só causam transtornos". E acrescenta que "está a proceder-se à verificação de todos os aspectos do incidente para garantir que quanto antes serão tomadas as medidas adequadas".

O Estado Maior da Defesa espanhol confirmou que o "Tornado" tem uma missão de fiscalização da navegação mercante e dirigira uma advertência a três navios que punham em causa a segurança da navegação por estarem parados numa zona de trânsito.

Por seu lado, um porta-voz do Governo de Theresa May desmentiu perante a agência Reuters a ocorrência daquele incidente: "Não houve nesse momento qualquer incursão [espanhola]. Estamos seguros da nossa soberania em toda Gibraltar, incluíndo as águas territoriais britânico-gibraltinas, e qualquer incursão é uma violação da soberania, mas não uma ameaça à mesma".

Entretanto, um despacho da agência Reuters cita o ministro da Defesa britânico, Gavin Williamson, a afirmar que o Reino Unido defenderá sempre a soberania britânica em Gibraltar.

pub