Brexit. União Europeia impõe 22 de maio como limite

por Mário Aleixo - RTP
A União Europeia aperta o cerco ao Reino Unido Aris Oikonomou - EPA

O Conselho Europeu rejeitou em Bruxelas prolongar a data de consumação do Brexit até 30 de junho, como havia pedido a primeira-ministra britânica, Theresa May, concordando antes com uma extensão até 22 de maio, se o acordo de saída for aprovado, ou 12 de abril, se for chumbado.

“O Conselho Europeu concorda com uma extensão até 22 de maio de 2019, desde que o Acordo de Saída seja aprovado pela Câmara dos Comuns na próxima semana. Se o Acordo de Saída não for aprovado pela Câmara dos Comuns na próxima semana, o Conselho Europeu concorda com uma extensão até 12 de abril de 2019 e espera que o Reino Unido indique um caminho a seguir antes desta data, para ser considerada pelo Conselho Europeu”, lê-se no texto aprovado pelos líderes da UE a 27.

Andrea Neves, correspondente da Antena 1 em Bruxelas

Deste modo, mesmo que o acordo de saída volte a ser reprovado pela Câmara dos Comuns, a UE a 27 permite que o Reino Unido, em vez de ter de sair em 29 de março, saia a 12 de abril, data escolhida por ser a limite para Londres comunicar se pretende realizar eleições europeias, que se celebram em todo o bloco comunitário entre 23 e 26 de maio.

Segundo fontes diplomáticas, esta formulação deixa em aberto a possibilidade de haver uma extensão mais longa, caso o Reino Unido decida participar na eleição do novo Parlamento Europeu, cenário que até ao momento tem sido taxativamente rejeitado pela líder do Governo britânico.

A decisão final está do lado do Parlamento britânico. Em Londres, os deputados têm de aprovar o acordo na próxima semana para que o Brexit aconteça em maio.

Theresa May apela agora aos deputados britânicos para que validem o acordo até porque estão a chegar as eleições europeias.

Depois de ouvir a aprovação do Conselho Europeu do prolongamento da data do Brexit, a primeira-ministra britânica mostrou-se confiante.
pub