Brexit. Um dia decisivo no parlamento britânico

por Mário Aleixo - RTP
Theresa May a viver os dias mais difíceis da sua carreira política Epa

De um lado, a primeira-ministra do Reino Unido, Theresa May, pede confiança aos deputados. Do lado da oposição, o líder do partido trabalhista, Jeremy Corbyn, pede que o governo seja derrubado com uma moção de censura.

Estas as reações depois do acordo de saída do Reino Unido da União Europeia ter sido chumbado pelos deputados com 432 votos contra e apenas 202 a favor.

Na análise do antigo secretário-geral adjunto da ONU e especialista em assuntos internacionais, Victor Ângelo, esta foi uma derrota histórica para Theresa May.



A moção de censura do Partido Trabalhista contra o governo britânico vai ser votada às 19h00.

Há muitas dúvidas quanto à aprovação do documento.

O partido unionista da Irlanda do Norte, que garante a Theresa May a maioria parlamentar, já disse que vai chumbar a moção de censura.

É também pouco provável que haja deputados conservadores, em número suficiente, disponíveis para votar contra a própria primeira-ministra.

Depois desta derrota histórica Theresa May pediu uma moção de confiança. A primeira-ministra diz que " Antes de tudo, é preciso saber se o governo ainda conta com a confiança dos deputados".

Mas a oposição não perdeu tempo o líder do Partido Trabalhista, Jeremy Corbyn, avançou com um pedido de moção de censura contra o governo britânico.



Uma quarta-feira decisiva para o futuro do Reino Unido e da União Europeia tal como ela é na atualidade.

pub