Bruxelas. Começa a "guerra dos tronos" pela liderança das instituições europeias

| Mundo
Bruxelas. Começa a guerra dos tronos pela liderança das instituições europeias

Está tudo em aberto e não se pode excluir nenhum cenário. É com esta expectativa que os líderes europeus se reúnem esta quinta-feira em Bruxelas para decidir quem vai liderar as instituições europeias nos próximos cinco anos, como conta a correspondente da RTP, em Bruxelas, Andrea Neves.

Com um entendimento difícil por causa dos resultados das europeias, os “28” vão tentar escolher os nomes com o da presidência da Comissão Europeia em destaque.


Com todos os cenários em aberto o presidente do Conselho Europeu pode mesmo apresentar nomes a votação se não houver entendimento.

Para já entre os candidatos preferenciais de cada grupo politico mas sem afastar a possibilidade de chamar outros nomes à apreciação dos “28” como o de Michel Barnier, o negociador chefe para o Brexit que não deixa de ser falado nos corredores de Bruxelas.

Relacionados:

A informação mais vista

+ Em Foco

Foi há 50 anos que o Homem partiu para a Lua. De Cabo Canaveral, nos EUA, seguiram três astronautas para colocar os nomes na história da humanidade.

Ouvido pela RTP, o artista chinês mostra-se convicto de que Hong Kong e Macau não serão, no futuro, controlados pela China.

Começa a legislatura do Parlamento Europeu saído das últimas eleições. Conheça aqui os eurodeputados portugueses e as suas prioridades.

    Em cada uma destas reportagens ficaremos a conhecer as histórias de pessoas ou de projectos que, por alguma razão, inspiram ou surpreendem.