Bruxelas pede aos países da UE que avaliem impactos económicos

por Lusa

Bruxelas, 28 fev 2020 (Lusa) -- A Comissão Europeia solicitou hoje aos Estados-membros da União Europeia (UE) que avaliem os impactos económicos do novo coronavírus, visando coordenar uma análise destas consequências na indústria e empresas do espaço comunitário.

Em comunicado hoje divulgado, o executivo comunitário informa que o comissário europeu da Indústria, Thierry Breton, "solicitou aos Estados-membros que enviem [à Comissão] dados agregados sobre o impacto nas cadeias de abastecimento".

O objetivo é "coordenar uma análise em toda a UE dos efeitos do surto na indústria e nas empresas europeias", explica Bruxelas.

Já na quinta-feira, o comissário europeu da Indústria, Thierry Breton, anunciou que Bruxelas já estava a preparar, caso se torne necessário, "medidas de apoio" aos setores económicos enfraquecidos pelo coronavírus Covid-19, mas não especificou as possíveis ajudas.

De acordo com o responsável, muitos setores estão a ser afetados pela epidemia, desde logo o turismo, porque "os chineses não vêm para a Europa há dois meses".

Segundo Thierry Breton, 250 mil turistas chineses não viajaram para UE entre janeiro e fevereiro, o que representou uma redução de dois milhões de dormidas, afetando também as transportadoras aéreas europeias.

A estes acrescem setores com redes de produtos ligadas à China, como "automóveis, saúde, aparelhos eletrónicos, madeira ou brinquedos", precisou Thierry Breton.

"E este é apenas o começo", comentou o responsável.

Frisando ser ainda "muito cedo para medir o impacto exato", Thierry Breton considerou ser "a altura" de haver coordenação dos países da UE no que toca à partilha de informações e de medidas.

Os ministros da Economia da Europa, reunidos na quinta-feira em Bruxelas, agendaram novo encontro para daqui a um mês com o objetivo de fazer um balanço.

Thierry Breton admitiu, porém, a convocação de um conselho formal extraordinário apenas dedicado exclusivamente aos impactos do Covid-19.

Uma atualização hoje feita pelo Centro Europeu de Prevenção e Controlo das Doenças (ECDC), refere que já existem 815 casos do novo coronavírus (Covid-19) na Europa.

Entre estes, já se registaram 19 mortes, 17 das quais em Itália e duas em França.

Segundo o ECDC, verificaram-se até ao momento casos de Covid-19 em Itália (650), Alemanha (47), França (38), Espanha (25), Reino Unido (16), Suíça (oito), Suécia (sete), Áustria (cinco), Noruega (quatro), Croácia (três), Grécia (três), Finlândia (dois), Bélgica (um), Dinamarca (um), Roménia (um), Estónia (um), São Marinho (um), Holanda (um) e Lituânia (um).

A nível mundial, o Covid-19, detetado em dezembro na China e que pode causar infeções respiratórias como pneumonia, provocou pelo menos 2.858 mortos e infetou mais de 83 mil pessoas, de acordo com dados reportados por meia centena de países e territórios.

Das pessoas infetadas, mais de 36 mil recuperaram.

Também hoje, a Comissão Europeia anunciou a "aquisição conjunta de equipamentos de proteção" para os Estados-membros minimizarem a propagação do novo coronavírus.

Tópicos
pub