Busca de Mar-a-Lago. Genro e filhos de Trump apontados como possíveis "toupeiras" do FBI

por RTP
Reuters

A sobrinha do ex-presidente, Mary Trump, formulou a hipótese de Jared Kushner ser a fonte das informações que levaram o FBI a realizar uma busca na casa de Donald Trump em Mar-a-Lago, Florida.

Mary Trump, conhecida pela sua atitude crítica face ao tio presidente, foi interpelada numa entrevista de rádio do programa The Dean Obeidallah Show, sobre o seu palpite para a mais provável fonte de informações que levaram o FBI a proceder à busca em Mar-a-Lago e apontou o dedo ao marido de Ivanka e genro de Donald Trump, Jared Kushner.

A entrevistada desenvolveu depois os motivos para a sua suposição, fazendo-se eco de hipóteses emitidas também pelo diário The Wall Street Journal e pela Newsweek: a toupeira que informou o FBI teria de ser alguém que conhecesse a existência dos documentos na residência e, mais especificamente, soubesse onde eles estavam guardados, o que era o caso de Kushner.

Por outro lado, Kushner teria motivos para ajudar o FBI, em acordo que o poupasse a uma investigação sobre o negócio nebuloso que realizou com a monarquia saudita depois de ter deixado a Casa Branca. "Temos de procurar com muita atenção porque é que Jared obteve 2 mil milhões de dólares", disse Mary Trump, sublinhando que Kushner conseguiu que os sauditas investissem na firma que criou administração de patrimónios, embora ele próprio não tivesse no ramo qualquer experiência anterior que desse garantias qo investimento.

A isto acrescentou Mary Trump: "Precisamos de ver com muita atenção porque é que ele [Kushner] tem estado tão silencioso desde há tantos meses. E precisamos de pensar quem mais poderia estar implicado nisto que precisasse da intervenção de um peso pesado como Donald para se livrar de sarilhos - ou pelo menos para mitigar os sarilhos em que está metido (...) E isto corresponde a alguém na situação de Jared".

Mary Trump, lembrando que Kushner tem vindo desde há meses a distanciar-se do sogro, concluiu com a reserva: "Não estou a dizer que foi Jared, mas pode ter sido".

Mas as suspeitas envolvendo Jared Kushner não provêm apenas de Mary Trump. Também o antigo advogado de Donald Trump, Michael Cohen, se manifestou nesse sentido em entrevista à plataforma Business Insider: "É sem dúvida alguém do círculo próximo dele" - Kushner ou algum dos filhos de Donald Trump, segundo Cohen.

O diário Huftington Post enumerou as várias suspeitas manifestadas em público sobre Kushner e tentou obter da parte dele algum comentário, mas em vão.
pub