Cabo Verde desce para quarta posição do Índice Ibrahim de Governação Africana

por Lusa

Cabo Verde desceu para a quarta posição do Índice Ibrahim de Governação Africana (IIAG) de 2020 entre 54 países avaliados, de acordo com o relatório hoje publicado. 

Cabo Verde está entre os países que regista uma tendência negativa ao longo da década, com crescente deterioração nos últimos cinco anos.

Apesar da posição ainda elevada na tabela, o país registou um declínio acentuado nos últimos cinco anos nas categorias de "Bases para as oportunidades económicas" e "Participação, direitos e inclusão", de acordo com o índice elaborado pela Fundação Mo Ibrahim.

A deterioração é menos severa, mas preocupante, nas categorias de "Desenvolvimento humano" e "Segurança e Estado de direito".

O Índice Ibrahim de Governação Africano mede anualmente a qualidade da governação em 54 países africanos através da compilação de dados estatísticos do ano anterior.  

Apesar de ter registado um progresso ligeiro de 1,1 pontos na última década, entre 2012 e 2021, a curva de crescimento que o IIAG vinha a registar desde 2014 estagnou desde 2019.  

A desaceleração, que coincide com o período da pandemia de covid-19, deve-se sobretudo ao aumento de conflitos armados, repressão contra civis e retrocessos democráticos em geral, que causaram deteriorações em termos de segurança, respeito do Estado de direito, participação e direitos civis.

Estes recuos anularam avanços registados em África com mais oportunidades económicas e desenvolvimento humano, em particular no acesso a cuidados de saúde.

Tópicos
pub