Em direto
Guerra no Médio Oriente. A escalada do conflito entre Irão e Israel ao minuto

Câmara dos Representantes dos EUA condiciona venda de armas ao aval do Congresso

por Lusa

A Câmara dos Representantes dos EUA condicionou na quarta-feira as vendas de armas à Arábia Saudita, Espanha, Reino Unido e Itália à autorização do Congresso, depois de o Senado ter votado no mesmo sentido em junho.

Esta decisão é um revés para o Presidente norte-americano, que ainda a pode vetar, contudo.

A votação, com 238 votos contra 190, que teve o apoio de todos os democratas, quatro republicanos e ainda de um eleito independente, autoriza uma iniciativa legal destinada a bloquear a venda de armas à Arábia Saudita decidida por Trump, contra a autoridade e o controlo do Congresso.

Apesar do apoio da Câmara dos Representantes e do Senado, é ainda necessária a assinatura de Trump para que a legislação entre em vigor, se bem que se preveja que venha a utilizar o seu poder de veto.

No total, a câmara baixa do Congresso aprovou três resoluções, que já tinham sido aprovadas na câmara alta, que pretendem impedir que Trump venda armas sem autorização do Congresso, designadamente à Arábia Saudita, Espanha, Reino Unido, Itália, Emiratos Árabes Unidos e Jordânia.

Devido à morte de civis no Iémen, os representantes tinham aprovado uma resolução na qual se pedia a suspensão do apoio militar à Arábia Saudita nesse conflito, a menos que fosse para combater diretamente a Al-Qaeda, o que Trump vetou imediatamente.

Os congressistas também têm sido muito críticos com as autoridades sauditas, pelo seu alegado envolvimento no assassínio do jornalista Jamal Khashoggi.

Tópicos
pub