Em direto
Portugal comemora 50 anos da Revolução dos Cravos. Acompanhe ao minuto

Candidato do PP com ajuda da extrema-direita põe fim a domínio histórico do PSOE na Andaluzia

por Lusa

Sevilha, Espanha, 16 jan (Lusa) - O candidato do Partido Popular, Juan Manuel Moreno, foi investido hoje em Sevilha presidente da Junta da Andaluzia, pondo fim, com a ajuda da extrema-direita, ao domínio de 36 anos do PSOE na maior Comunidade Autonómica de Espanha.

Os 59 votos do Partido Popular (PP, direita), Cidadãos (direita liberal) e Vox (extrema-direita) deram a maioria absoluta que o candidato precisava, num total de 109 deputados regionais do parlamento andaluz, para ser eleito à primeira volta.

O resultado da votação deverá ser sancionado na quinta-feira pelo rei Filipe VI e Moreno irá tomar posse do cargo na próxima sexta-feira, numa cerimónia em Sevilha onde também vão estar presentes o presidente do Partido Popular (PP, direita), Pablo Casado, e o ex-primeiro-ministro espanhol e ex-presidente do PP, Mariano Rajoy.

A até agora presidente do Governo regional e líder do PSOE (Partido Socialista Operário Espanhol), Susana Díaz, foi a primeira pessoa a cumprimentar o novo líder da região depois do anúncio do resultado da votação.

Tópicos
pub