Casa Branca anuncia nova cimeira EUA-Coreia do Norte para fevereiro

| Mundo

Kim Jong-un e Donald Trump, no seu primeiro encontro, em Singapura, a 12 de junho de 2018
|

O próximo encontro entre o Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e o líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, vai realizar-se no final de fevereiro, anunciou hoje a Casa Branca.

O anúncio foi feito depois de uma reunião de cerca de uma hora e meia, entre Trump e um enviado norte-coreano, Kim Yong Chol, a que assistiu o secretário de Estado, Mike Pompeo. O objetivo foi a preparação de um novo encontro entre Trump e Kim.

Antes da reunião com Trump, Kim Yong Chol esteve reunido com Mike Pompeo, com quem teve um "bom debate", de acordo com um comunicado do Departamento de Estado.

O bom entendimento entre o Presidente dos EUA e o enviado norte-coreano surge um dia depois de Donald Trump ter revelado, no Pentágono, planos de revisão da Defesa anti-Mísseis, que visa defender a América do Norte das ameaças russas, chinesas, norte-coreanas e iranianas.

O relatório sobre a nova estratégia refere-se à Coreia do Norte como uma "ameaça extraordinária" que se mantém. O Secretário da Defesa em exercício, Patrick Shanahan, considerou nesse âmbito, que os mísseis desenvolvidos por Pyongyang são "uma preocupação considerável".

"Enquanto uma possível caminho para a paz existe agora com a Coreia do Norte, esta mantém-se uma ameaça extraordinária e os Estados Unidos têm de se manter vigilantes", refere o relatório sobre a nova estratégia.

Trump pretende o desenvolvimento de sensores e de armas que detetem e destruam mísseis inimigos a partir do espaço.

Já hoje, o secretário-geral da Organização das Nações Unidas, António Guterres, afirmou que já era altura de negociações sérias entre norte-americanos e norte-coreanos para definir uma rota negocial que conduza à desnuclearização da península coreana.

Guterres disse, em conferência de imprensa na sede da ONU, em Nova Iorque, que uma rota negocial permitiria a cada parte "saber exatamente quais seriam os próximos passos e ter previsibilidade sobre a forma como as negociações iriam decorrer".

C/Lusa
 

Tópicos:

Coreia do Norte, Trump,

A informação mais vista

+ Em Foco

Nos 45 anos do 25 de Abril, a RTP mostra-lhe em exclusivo um documento inédito sobre o período do PREC (Período Revolucionário em Curso 1974 – 1976).

Dois gorilas do Parque Nacional de Virunga, na República Democrática do Congo, estão a encantar a Internet com os seus dotes para as selfies.

Toda a informação sobre a União Europeia é agora agregada em conteúdos de serviço público. Notícias para acompanhar diariamente na página RTP Europa.

    Em cada uma destas reportagens ficaremos a conhecer as histórias de pessoas ou de projectos que, por alguma razão, inspiram ou surpreendem.