CEDEAO quer que escrutínio seja modelo de credibilidade e transparência

por Lusa

Bissau, 14 jan (Lusa) - O presidente da Comissão da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO), Jean-Claude Kassi Brou, disse hoje que a organização quer que as eleições legislativas na Guiné-Bissau sejam um modelo de credibilidade e transparência.

"O objetivo da CEDEAO é que as eleições sejam um modelo de eleições credíveis e transparentes", afirmou Jean-Claude Kassi Brou, depois de um encontro com o Presidente guineense, José Mário Vaz.

O presidente da Comissão da CEDEAO deslocou-se a Bissau na sequência da cimeira dos chefes de Estado e de Governo da organização, que se realizou em dezembro, em Abuja, na Nigéria.

Durante a cimeira, os líderes da CEDEAO pediram ao presidente da comissão da organização para continuar a acompanhar a preparação das eleições legislativas, marcadas para 10 de março, no país, e ameaçaram voltar a impor sanções aos atores políticos que criarem obstáculos à realização do escrutínio.

Sobre o escrutínio, Jean-Claude Kassi Brou salientou que o recenseamento, a etapa mais importante do processo, está feito e que a "maioria dos eleitores foram recenseados".

"Vamos continuar a acompanhar e a apoiar as autoridade na preparação das eleições, que são importantes, porque vão renovar o parlamento e permitir à Guiné-Bissau consolidar o processo democrático e o desenvolvimento económico e social", afirmou.

Jean-Claude Kassi Brou chegou ao domingo ao final do dia a Bissau e deixa ainda hoje o país, depois de um encontro com o primeiro-ministro, Aristides Gomes.

A Guiné-Bissau deveria ter realizado eleições legislativas a 18 de novembro, mas dificuldades técnicas e financeiras obrigaram a adiar o início do recenseamento eleitoral e consequentemente a data do escrutínio, que José Mário Vaz marcou em dezembro para 10 de março.

Tópicos
pub