CEDEAO vai apoiar presidenciais na Guiné-Bissau com 1,3 milhões de euros

por Lusa

O primeiro-ministro da Guiné-Bissau, Aristides Gomes, anunciou que a Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) vai dar um apoio de 1,3 milhões de euros às eleições presidenciais do país, marcadas para 24 de novembro.

"À margem das resoluções sobre o combate ao terrorismo, a cimeira de chefes de Estado e de Governo da CEDEAO decidiu apoiar a realização das eleições presidenciais de 24 de novembro na Guiné-Bissau com um valor de 1,5 milhões de dólares", escreveu o primeiro-ministro guineense no domingo ao final do dia na sua página oficial no Facebook.

Aristides Gomes participou no sábado na cimeira extraordinária de chefes de Estado e de Governo da CEDEAO sobre terrorismo, em Ouagadougou, Burkina Faso.

Na sua intervenção, o primeiro-ministro guineense salientou que a Guiné-Bissau gastou entre fevereiro e setembro cerca de 300 milhões de francos cfa (cerca de 457 mil euros) de apoio à Polícia Judiciária para combate ao crime organizado, que resultaram na apreensão de quase três toneladas de cocaína.

Aristides Gomes pediu mais meios e cooperação a nível da sub-região para o combate ao crime organizado, sublinhando que as contribuições da comunidade internacional não se devem limitar a compromissos "políticos e geoestratégicos".

Tópicos
pub