Cerca de 400 mil pessoas sem eletricidade em Porto Rico após incêndio em subestação

por Lusa
Thais Llorca - EPA

A empresa privada LUMA Energy, que a 1 de junho assumiu a distribuição de eletricidade em Porto Rico, anunciou que cerca de 400.000 consumidores ainda estão sem serviço após um incêndio numa subestação perto da capital.

"Atualmente 400.000 clientes ainda estão sem serviço. Já foi restaurado em vários setores da área metropolitana de San Juan", disse a empresa.

Inicialmente, 700.000 estavam sem energia.

Como a ilha é uma comunidade e território dos Estados Unidos, o FBI disse que está a avaliar o que aconteceu, enquanto a representante de Porto Rico no Congresso norte-americano, Jenniffer Gonzalez, acredita que este facto, juntamente com os apagões dos últimos dias, não são acontecimentos isolados.

A empresa, por seu lado, indicou que o problema "foi isolado e começou a repor o serviço, mas levará toda a noite a chegar a todas as áreas", acrescentou.

Desde que a LUMA Energy começou a tomar conta da eletricidade há dez dias, houve apagões em vários bairros em várias cidades da ilha que afetaram até agora quase um milhão de pessoas.

Por seu lado, o governador de Porto Rico, Pedro Pierluisi, disse que "todas as autoridades de aplicação da lei, tanto estaduais como federais, estão a investigar a explosão na subestação elétrica de Monacillos no Rio Piedras".

"Estamos a tomar todas as medidas necessárias para proteger serviços essenciais, tais como o serviço elétrico, e todos os recursos do nosso Governo estão ativos e disponíveis para atender a esta emergência", acrescentou.

Tópicos
pub