Chefe da diplomacia dos EUA condena ataque

por Lusa

O chefe da diplomacia dos Estados Unidos, Rex Tillerson, condenou hoje o ataque terrorista junto ao parlamento britânico, em Londres, que provocou a morte a quatro pessoas e fez pelo menos 20 feridos.

"Em nome dos Estados Unidos, expresso as minhas condolências às vítimas e suas famílias. O povo do Reino Unido está nos pensamentos e preces do povo norte-americano. Condenamos aqueles atos terríveis de violência, independentemente de terem sido cometidos por indivíduos problemáticos ou terroristas", refere, em comunicado, Tex Tillerson.

Pelo menos quatro pessoas morreram, incluindo um polícia e o atacante, e 20 ficaram feridas no atentado de hoje junto ao parlamento britânico, em Londres, informou a Polícia Metropolitana.

A mesma fonte disse que as autoridades acreditam que apenas um atacante esteve envolvido no atentado, mas acrescentou que a operação policial continua na zona em volta do parlamento, que se mantém fechada por motivos de segurança.

O nível de alerta terrorista no Reino Unido foi fixado em agosto de 2014 em "grave", o quarto de uma escala de cinco.

A Scotland Yard anunciou no início de março que os serviços de segurança britânicos frustraram 13 tentativas de atentados terroristas em junho de 2013.

O ataque de hoje ocorreu no dia em que a Bélgica assinala o primeiro aniversário do atentado terrorista que provocou a morte a 32 pessoas em Bruxelas.

Em 2016, 84 pessoas morreram em Nice e 12 em Berlim em ataques cometidos com viaturas lançadas contra as pessoas.

Tópicos
pub