Chefe do Governo de Macau destaca "papel de ponte" dos `media` em português e inglês

por Lusa

O chefe do Governo de Macau destacou hoje "o papel de ponte" dos meios de comunicação social em português e inglês entre "as comunidades de língua estrangeira" e o executivo, ao longo de três anos de pandemia da covid-19.

Ho Iat Seng sublinhou que o trabalho dos `media` em língua portuguesa e inglesa permitiu à "população falante de português e inglês pode conhecer e compreender melhor o esforço das diversas políticas e medidas, implementadas pelo Governo da RAEM [Região Administrativa Especial de Macau], para garantir a segurança da população, salvaguardar a estabilidade e o bem-estar da população e impulsionar a aceleração da economia".

"Foi reforçado o entendimento mútuo entre o Governo e as comunidades de línguas estrangeiras", não só durante o período de pandemia, como também "no período de ajustamento dinâmico das medidas antiepidémicas", acrescentou, durante um almoço oferecido aos `media` de língua portuguesa e inglesa.

O governante afirmou esperar que os órgãos de comunicação social em português e inglês "como sempre, enquanto fiscalizadores e ponte de ligação, continuem a apoiar e a prestar atenção à ação governativa (...) e a reportar, através de diferentes plataformas de comunicação, o novo desenvolvimento e a recente dinâmica" de Macau, depois da pandemia.

Macau, que seguia como a China, a política `zero covid`, anunciou em dezembro o cancelamento da maioria das medidas de prevenção e contenção, depois de quase três anos de rigorosas restrições.

Ho Iat Seng defendeu que a recuperação e o regresso à normalidade no território vão dar maior destaque às "vantagens de difusão de notícias pelos órgãos de comunicação social de línguas portuguesa e inglesa", reiterando a promessa de continuar a seguir a Lei Básica [miniconstituição de Macau] "para garantir que o setor da comunicação social desempenhe as suas funções da melhor forma".

Tópicos
pub