Em direto
Portugal comemora 50 anos da Revolução dos Cravos. Acompanhe ao minuto

China continuará a trabalhar em prol da estabilidade na península coreana, garantiu PM chinês

por Lusa
Jason Lee - Reuters

O primeiro-ministro chinês, Li Keqiang, celebrou hoje o atual momento de distensão vivido na península coreana e garantiu que o seu país continuará a desempenhar um papel na estabilização da região.

"Damos as boas-vindas à redução das tensões na península coreana e apoiamos todos os esforços realizados", afirmou Li, na conferência de imprensa que encerrou a sessão anual da Assembleia Nacional Popular, o órgão máximo legislativo do país.

"A China continuará a desempenhar o seu papel e a fazer mais esforços para ajudar no processo de desnuclearização e alcançar a pacificação e estabilidade na península", acrescentou.

Li Keqiang apelou a todas as partes envolvidas na questão nuclear norte-coreana que "mostrem sinceridade e continuem o diálogo", frisando que é esse o interesse de toda a comunidade internacional.

No ano passado, a tensão entre Pyongyang e Washington atingiu níveis inéditos desde o fim da Guerra da Coreia (1950 a 1953), face aos sucessivos testes nucleares e de misseis balísticos realizados por Pyongyang, e à retórica belicista do Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.

No entanto, a recente participação norte-coreana nos Jogos Olímpicos de Inverno na Coreia do Sul, e a possibilidade de uma cimeira entre Trump e o líder norte-coreano, Kim Jong-un, serviu para aliviar as tensões.

Pequim é o principal aliado diplomático e o maior parceiro comercial da Coreia do Norte.

 

Tópicos
pub