Em direto
Guerra no Médio Oriente. A escalada do conflito entre Irão e Israel ao minuto

China culpa forças hostis à China por críticas à repressão de uigures em Xinjiang

por Lusa
Stringer via Reuters

A China culpou hoje as "forças hostis à China" pelas críticas à política de Pequim no noroeste do país, onde centenas de milhares de uigures, minoria étnica chinesa de origem muçulmana, estão detidos em campos de doutrinação.

O ministério chinês dos Negócios Estrangeiros diz que forças hostis à China fizeram falsas acusações contra o país por motivos políticos, depois de um comité anti discriminação da ONU ter condenado as detenções em massa de uigures.

O ministério afirmou que alguns órgãos de comunicação estrangeiros publicaram reportagens distorcidas e difamaram os esforços da China no combate ao terrorismo e crime na região do Xinjiang, onde vivem os uigures.

O Comité da ONU para a Eliminação da Discriminação Racial citou na semana passada estimativas de que que mais de um milhão de pessoas "estão a ser mantidas em centros designados de anti extremismo e que outros dois milhões foram detidos nos chamados campos de reeducação para doutrinação política e cultural".

Desde que, em 2009, a capital do Xinjiang, Urumqi, foi palco dos mais violentos conflitos étnicos registados nas últimas décadas na China, entre os uigures e a maioria han, predominante em cargos de poder político e empresarial regional, a China tem levado a cabo uma agressiva política de policiamento dos uigures.

Nos últimos meses, grupos de defesa dos direitos humanos e testemunhas denunciaram a criação dos campos de doutrinação, onde uigures são forçados a criticar o islão e a sua própria cultura, e a jurar lealdade ao Partido Comunista Chinês.

A população uigur na China é de cerca de 10 milhões de habitantes - o país tem, no conjunto, quase 1.400 milhões de

habitantes - e nunca houve um protesto em larga escala, capaz de ameaçar a autoridade do Partido Comunista, partido único do poder.

Contudo, Pequim diz que a repressão é necessária para combater o separatismo e extremismo islâmico, enquanto ativistas uigures afirmam que serve apenas para alimentar as tensões.

Tópicos
pub