China deteta 91 casos nas últimas 24 horas

por Lusa
Reuters

A Comissão Nacional de Saúde da China anunciou hoje a deteção de 91 novos casos positivos de covid-19, nas últimas 24 horas, 41 dos quais por contágio local.

Entre os casos locais, 35 foram diagnosticados na cidade de Xian, no centro da China. Xian foi colocada sob confinamento na última semana de dezembro.

A província de Zhejiang (leste) diagnosticou dois casos e a província de Henan (centro) quatro.

Os 50 casos "importados" foram detetados nos municípios de Xangai (leste), Tianjin (norte) e Pequim (norte) e nas províncias Guangdong (sudeste), Fujian (leste), Guangxi (sul), Shandong (leste), Hubei (norte) e Shaanxi (centro).

As autoridades de saúde também informaram hoje sobre a deteção de 71 casos assintomáticos, entre os quais 22 por contágio local, embora Pequim não os contabilize como casos confirmados, a menos que manifestem sintomas.

O número total de pacientes ativos na China continental é de 3.291, entre os quais 31 encontram-se em estado grave.

Desde o início da pandemia, 102.932 pessoas foram infetadas no país e 4.636 morreram.

A covid-19 provocou 5.448.314 mortes em todo o mundo desde o início da pandemia, segundo o mais recente balanço da agência France-Presse.

Em Portugal, desde março de 2020, morreram 19.015 pessoas e foram contabilizados 1.460.406 casos de infeção, segundo dados da Direção-Geral da Saúde de hoje.

A doença respiratória é provocada pelo coronavírus SARS-CoV-2, detetado no final de 2019 em Wuhan, cidade do centro da China, e atualmente com variantes identificadas em diversos países.

Uma nova variante, a Ómicron, considerada preocupante e muito contagiosa pela Organização Mundial da Saúde (OMS), foi detetada na África Austral, mas desde que as autoridades sanitárias sul-africanas deram o alerta, a 24 de novembro, foram notificadas infeções em pelo menos 110 países, sendo dominante em Portugal.

Tópicos
pub