Chivukuvuku diz que coligação angolana está a ser alvo de destruição judicial

por Lusa

Luanda, 23 fev (Lusa) -- O líder da Convergência Ampla de Salvação de Angola -- Coligação Eleitoral (CASA-CE) disse que os independentes são a essência da estrutura, queixando-se de uma tentativa de destruição interna.

Falando sexta-feira à noite na primeira reunião magna dos independentes da CASA-CE para discutir os desafios daquela força política, Abel Chivukuvuvku disse que a estrutura está a ser alvo de "uma máquina que está contra" a coligação.

Em causa está um processo judicial interposto por cinco dos seis partidos que compõem a coligação, que pediram uma clarificação sobre a gestão dos fundos bem como a presença de independentes nos órgãos de direção.

Em resposta, o Tribunal Constitucional esclareceu que os independentes não podem fazer parte do Conselho Presidencial da coligação e proibiu Abel Chivukuvuku de criar um novo partido dentro da estrutura existente.

A coligação junta seis partidos e vários independentes, trazidos por Chivukuvuku, que se têm oposto a cumprir qualquer decisão dos partidos coligados.

Na sexta-feira, perante os independentes que o apoiam, Chivukuvuku pediu-lhes desculpas "pelos sacrifícios, sofrimento e humilhações a que estão sujeitos", nos últimos tempos.

"Sois vós, na verdade a CASA-CE é isto que está aqui, quero deixar o meu agradecimento a todos vós que aceitaram, na hora, a nova aposta que fizemos, também do meu coração pedir desculpas pelos sacrifícios, pelo sofrimento e pelas humilhações a que estais sujeitos", disse.

Para Abel Chivukuvuku, "qualquer pessoa séria e honesta devia pensar e reconhecer que a verdadeira CASA-CE é isto", referindo-se aos militantes independentes.

"Até neste momento ainda somos os independentes da CASA-CE, depois o futuro dirá e as nossas vontades farão a escolha acertada", acrescentou.

NME // PJA

Tópicos
pub