Chuvas torrenciais abatem-se sobre a Catalunha

por RTP
O cadáver de um homem foi encontrado na praia EPA

Pelo menos uma pessoa morreu e quatro estão desaparecidas, na Catalunha, devido aos efeitos do temporal. Chuvas torrenciais abateram-se sobre a região e fizeram transbordar vários rios.

As equipas de socorro espanholas encontraram hoje o corpo de uma pessoa numa praia, um homem de cerca de 70 anos. O corpo foi descoberto na praia de Caldes d’Estrac, próximo a Arenys de Mar, depois de arrastada pelo rio de Arenys de Munt, na província de Barcelona.O homem terá tentado retirar o carro que estava estacionado junto ao rio.

As autoridades chegaram a considerar que a morte de um homem, atropelado por um comboio, teria acontecido na sequência do mau tempo. No entanto, a Renfe afastou entretanto essa ligação.

Há registo de duas pessoas desaparecidas em Vilaverd (Tarragona), uma mãe e filho. As equipas de socorro procuram ainda duas pessoas em Espluga de Francolí (Tarragona).


Há registo de automóveis arrastados pela força das águas. As inundações e os destroços estão também a condicionar a circulação nas autoestradas, linhas ferroviárias e no metro de Barcelona. Estão ainda a verificar-se perturbações nos aeroportos.



O mau tempo também está a provocar falhas no abastecimento de energia.

A Proteção Civil alerta que as chuvas fortes vão continuar durante o dia de hoje, a afetar a região da Catalunha, em particular as cidades de Barcelona e Girona.




A Proteção Civil alertou que o rio Ter pode sofrer “transbordos ocasionais", recomendando extrema precaução. Em Girona, a intensidade da chuva “é forte ou torrencial, com rajadas de vento muito fortes", segundo o Serviço Meteorológico da Catalunha.

Após dois dias de fortes chuvas devido à passagem de uma depressão isolada de alto nível (DANA), oito comunidades autónomas, com a Catalunha em nível vermelho devido ao risco extremo, permanecem em alerta para chuvas, tempestades, ventos fortes e fenómenos costeiros.


Além da Catalunha, estão sob aviso laranja devido ao risco significativo de precipitação e ventos as comunidades do País Basco, Astúrias e Cantábria.

Estão em risco amarelo as Ilhas Baleares, Castela e Leão, La Rioja, Andaluzia e a cidade autónoma de Melilla.


Também no sudeste de França, várias estradas na costa do Mediterrâneo estão cortadas e foram registadas inundações em algumas regiões, devido à tempestade que atravessa a região.

Na cidade de Béziers, as chuvas foram particularmente intensas durante a noite de terça-feira, quando o equivalente a um mês de chuva caiu no espaço de uma hora.

Seis regiões estão em estado alerta, assim como o Principado de Andorra, devido aos riscos que a chuva pode originar.

As autoridades enviaram mais de 1.500 bombeiros e seis helicópteros para as zonas sensíveis.
pub