Ciclone tropical faz estragos no litoral centro de Moçambique

| Mundo
Ciclone tropical faz estragos no litoral centro de Moçambique

Foto: Instituto Nacional de Gestão de Calamidades@facebook/DR

Um ciclone tropical, com ventos superiores a 120 quilómetros por hora, está a afetar o litoral centro de Moçambique. O Presidente Filipe Nyusi fala em vários edifícios destruídos, mas não avança com registo de vítimas.

O ciclone de categoria 4 entrou no continente pela costa de Sofala. Prevê-se que esta sexta-feira o fenómeno meteorológico continue a avançar em direção a oeste, ainda com ventos a rondar os 160 quilómetros, muita chuva e trovoadas intensas, que podem afetar as províncias de Sofala, Manica, Zambézia e Tete.

Foto: INGC@facebook/DR

As autoridades esperam uma redução da intensidade do ciclone ao princípio da tarde.

O Instituto Nacional de Gestão de Calamidades moçambicana, na rede social Facebook, revela que a cidade da Beira está incomunicável.



A caminho da Beira, com dois barcos e seis carros, incluindo ambulâncias móveis e um helicóptero hospitalar, vai uma equipa sul-africana de médicos e paramédicos para lá para dar ajudar eventuais feridos.

A informação mais vista

+ Em Foco

A ONU alerta para um ano de grande instabilidade e de necessidades maiores por parte da população civil.

Os dias estão mais quentes e não é por causa do advento da primavera. A razão está identificada - as alterações climáticas fazem-se sentir em todo o planeta e as consequências espelham-se em fenómenos extremos.

Toda a informação sobre a União Europeia é agora agregada em conteúdos de serviço público. Notícias para acompanhar diariamente na página RTP Europa.

    Em cada uma destas reportagens ficaremos a conhecer as histórias de pessoas ou de projectos que, por alguma razão, inspiram ou surpreendem.