Ciclone tropical faz estragos no litoral centro de Moçambique

por Antena 1

Foto: Instituto Nacional de Gestão de Calamidades@facebook/DR

Um ciclone tropical, com ventos superiores a 120 quilómetros por hora, está a afetar o litoral centro de Moçambique. O Presidente Filipe Nyusi fala em vários edifícios destruídos, mas não avança com registo de vítimas.

O ciclone de categoria 4 entrou no continente pela costa de Sofala. Prevê-se que esta sexta-feira o fenómeno meteorológico continue a avançar em direção a oeste, ainda com ventos a rondar os 160 quilómetros, muita chuva e trovoadas intensas, que podem afetar as províncias de Sofala, Manica, Zambézia e Tete.

Foto: INGC@facebook/DR

As autoridades esperam uma redução da intensidade do ciclone ao princípio da tarde.

O Instituto Nacional de Gestão de Calamidades moçambicana, na rede social Facebook, revela que a cidade da Beira está incomunicável.

Um ciclone com ventos superiores a 120 quilómetros por hora está a afetar o litoral centro de Moçambique. Com categoria 4, entrou no continente pela costa de Sofala. Prevê-se que continue a avançar em direção a oeste, ainda com ventos a rondar os 160 quilómetros.



A caminho da Beira, com dois barcos e seis carros, incluindo ambulâncias móveis e um helicóptero hospitalar, vai uma equipa sul-africana de médicos e paramédicos para lá para dar ajudar eventuais feridos.

pub