Cientistas da Universidade Aberta testam "pó da Lua" em busca de água

por RTP
O estudo vai envolver o aquecimento do solo para que o oxigénio reaja com o hidrogénio adicionado e se obtenha água Russell Cheyne - Reuters

Vários cientistas da Universidade Aberta estão a testar o "pó da Lua", uma vez que pode ser uma importante fonte de combustível, de material de construção e até de água potável para os astronautas.

A equipa da cidade inglesa de Milton Keynes está a investigar o modo como os seres humanos podem viver quando pisam o satélite natural da Terra. O estudo está a ser baseado no solo lunar que Neil Amstrong recolheu durante a permanência na Lua em 1969.O estudo vai envolver o aquecimento do solo para que o oxigénio reaja com o hidrogénio adicionado e se obtenha água.


Vão ser realizados vários testes com a colaboração da Agência Espacial Europeia (ESA) e de cientistas russos. Espera-se que ocorram ao longo de cinco anos na região polar sul da Lua.

As novas técnicas utilizadas por estes cientistas levaram a que se encontrasse concentrações muito maiores de água em algumas rochas do que eram evidentes nas investigações iniciais.

Mahesh Anand, professor de ciência e exploração planetária da Universidade Aberta, é pioneiro na busca de água na lua há dez anos. Tem colaborado também com cientistas na Alemanha para "derreter" o pó lunar e criar tijolos para uso em futuros projetos de construção no espaço.

Já o investigador Simon Sheridan está a desenvolver um "espectrómetro de massa" num protótipo do veículo espacial Moon Luvi , que está a ser projetado para "cheirar" gases na superfície em busca de água.

"A produção de água, seja de depósitos congelados nos polos lunares ou de água gerada das próprias rochas, será o primeiro passo para permitir missões de exploração espacial a longo prazo", afirmou o investigador.

As pequenas amostras de rochas lunares que foram recolhidas durante a missão Apollo 11 da NASA encontram-se no Departamento de Ciências Físicas da Universidade Aberta em Milton Keynes.
Porquê revisitar a Lua?

A Lua está novamente a tornar-se um ponto fundamental na exploração espacial, com o anúncio de várias missões lunares nos próximos anos. A China, a Rússia, os EUA e a Europa estão a planear missões de alunagem na próxima década.

Formadas durante a criação do sistema solar, as antigas superfícies da Lua podem conter pistas sobre a origem da Terra e a evolução do sistema solar. Uma compreensão mais profunda da Lua e das suas rochas também pode fornecer recursos que iriam ajudar na exploração espacial mais profunda.
Tópicos
pub