Cimeira da NATO arranca em Londres com o futuro no horizonte

por Antena 1

Líderes de 29 países, incluindo o primeiro-ministro, António Costa, participam a partir de hoje numa cimeira da NATO em Londres, coincidindo com o 70.º aniversário da aliança militar que protege cerca de mil milhões de pessoas.

O programa da cimeira começa hoje com uma conferência que juntará políticos, como o ministro da Defesa britânico, Ben Wallace, o Presidente polaco, Andrzej Duda, e o primeiro-ministro canadiano, Justin Trudeau, com académicos e investigadores.

Intitulada "Inovando a Aliança", a conferência pretende debater o futuro da NATO, examinando "como lida com a incerteza geopolítica, as mudanças de ameaças e novas oportunidades", como conta o jornalista da Antena 1 José Manuel Rosendo.

O encontro vai também ser usado para antecipar novos desafios, incluindo nas áreas da Internet e do espaço, tendo este último sido declarado no mês passado uma das suas esferas operacionais, juntamente com o ar, terra, mar e Internet.

A cimeira vai ser também uma oportunidade para confrontar os EUA pela ausência de coordenação com os aliados europeus quando decidiu abruptamente a retirada do norte da Síria e a Turquia pelo comportamento unilateral quando lançou uma ofensiva militar contra uma milícia curda apoiada pelos países ocidentais.

Numa entrevista à revista britânica The Economist no início de novembro, o presidente francês, Emmanuel Macron, considerou que "a NATO está em morte cerebral" e sugeriu o desenvolvimento de uma defesa europeia autónoma.
pub