Coimbra Business School transmite todas as aulas presenciais em tempo real

por Lusa

A Coimbra Business School está a transmitir todas as aulas presenciais em tempo real e o seu presidente reclama para a instituição a distinção de estar "na linha da frente da inovação tecnológica no ensino superior português".

O presidente Pedro Costa disse hoje à agência Lusa que a escola instalou monitores interativos, câmaras de vídeo e sistemas de som em todas as salas de aula, que permitem o acompanhamento e a participação em direto de todos os estudantes que estão em casa e os conteúdos ministrados podem ser revistos mais tarde através de um `QR code`.

Pelo investimento realizado nas novas tecnologias, motivado pela pandemia de covid-19, o responsável reclama para a instituição a distinção de estar "na linha da frente da inovação tecnológica no ensino superior português", ao permitir aos estudantes um acesso mais inclusivo ao conhecimento.

Com o sistema de ecrãs digitais interativos instalados em todas as salas de aulas, a escola permite que todo o ensino ministrado seja, em simultâneo, presencial e lecionado à distância em tempo real.

O objetivo "é dar aos estudantes que estão em casa a oportunidade de assistirem em direto aos conteúdos que estão a ser lecionados presencialmente nesta escola de ciências empresariais".

"Em vez de haver uma câmara a filmar o quadro, sendo um ecrã digital de um monitor, essa imagem é partilhada de forma digital com todos os alunos que estão `online`", segundo Pedro Costa.

A escola está a promover "um misto de regime presencial/`online`", feito de forma rotativa e que garante sempre que todos os alunos que declaram não ter equipamentos informáticos têm prioridade no acesso às aulas presenciais.

"Garantimos, assim, alguma mitigação nas diferenças socioeconómicas que, inevitavelmente, são acentuadas pelo regime de ensino mais à distância e com grande dependência tecnológica", sublinha.

A escola fez um investimento nas novas tecnologias em duas fases, o que obrigou a "uma rigorosa gestão financeira dos recursos".

Como o financiamento da escola não aumentou, segundo Pedro Costa, houve necessidade de "mudar tudo o que estava previsto" e colocar o foco nesta medida para que os alunos "não perdessem a qualidade do ensino a que estão habituados".

A Coimbra Business School aproveitou os últimos meses de 2020 para se preparar para a atual terceira vaga da covid-19, tendo modernizado os seus processos de ensino através da aquisição de equipamentos inovadores.

"Embora em 2020, no início da pandemia, o regime de ensino à distância tenha sido utilizado, de forma emergente, para garantir a continuidade do ensino e a missão da Coimbra Business School, focámo-nos, desde logo, em duas prioridades para esta escola de negócios: encontrar soluções que diminuam a propagação da pandemia e salvaguardem a saúde de toda a comunidade académica; e garantir, ao mesmo tempo, a qualidade e a equidade educativa entre todos os estudantes da escola", afirma Pedro Costa.

O responsável assume que, "com ou sem pandemia, seja em que doses for, o ensino superior do futuro terá sempre de ser um `mix` entre ensino presencial e o ensino digital".

Em 10 de março de 2020, a Coimbra Business School foi dos primeiros estabelecimentos do ensino superior a suspender as aulas presenciais e, poucas semanas depois, 504 turmas tinham 100% de aulas à distância, um processo que envolveu 3.500 estudantes e 500 docentes e investigadores.

 

Tópicos
pub