Colisão de comboios no Luxemburgo fez um morto

por Graça Andrade Ramos - RTP
Um comboio de mercadorias e outro de passageiros colidiram no Luxemburgo a meio da manhã de dia 14 de fevereiro de 2017. Uma pessoa morreu e outras duas foram hospitalizadas em estado grave. Julien Warnand - EPA

Uma pessoa morreu e duas outras foram hospitalizadas em estado grave devido a um choque entre um comboio de passageiros e outro de mercadorias esta terça-feira no Luxemburgo.

"Às 12h00 (11h00 GMT) a situação era esta: duas pessoas foram hospitalizadas e uma pessoa foi encontrada morta", referiu um comunicado da polícia do grão-ducado.

O acidente acionou o "plano vítimas numerosas" e ao fim da manhã mais de uma centena de socorristas permaneciam num "posto médico avançado" no local do acidente, acrescentou o comunicado.

O primeiro balanço apontou para seis "feridos ligeiros". Os dois feridos graves tiveram de ser desencarcerados.

O choque deu-se cerca das 10h00 locais (09h00 GMT) na gare de triagem de Bettembourg, no Luxemburgo, entre um comboio de mercadorias vindo de Zoufftgen, em França, e um de passageiros que se dirigia para território francês.

As razões do acidente estão "ainda por determinar" afirmava ao fim da manhã a companhia de caminhos de ferro do Luxemburgo, CFL, que operava o comboio de passageiros.

Foi aberto um inquérito e uma equipa cinotécnica encontra-se no local, afirmou o comunicado da polícia.

O tráfego ferroviário está interrompido entre o Luxemburgo e Thionville, no nordeste de França. Foram colocados autocarros à disposição dos milhares de passageiros afetados pelo bloqueio das linhas e que habitualmente usam esta via para se dirigirem ao Luxemburgo.
Tópicos
pub