Em direto
Portugal comemora 50 anos da Revolução dos Cravos. Acompanhe ao minuto

Colisão entre comboio e autocarro escolar no sul de França

por RTP
Um aspecto do socorro após a colisão entre um comboio regional e um autocarro escolar em Millan, no sul de França Michel Clementz France Out - EPA

Quatro mortos e 24 feridos graves é o balanço provisório de uma colisão entre um comboio e um autocarro escolar em Millas nos Pirinéus orientais, no sul da França. As vítimas são todas passageiros do autocarro e terão entre 13 e 17 anos.

O acidente deu-se em Los Palaus, numa passagem de nível, cerca das 16h30 locais.

O autocarro foi abalroado por trás por um comboio TER, regional, que circulava entre Perpignan e Villefranche-de-Conflent e ficou 'cortado em dois', com a carroçaria "em pedaços", constatou no local um jornalista de France Bleu Roussillon.

Em conferência de imprensa, o prefeito dos Pirinéus-Orientais, região onde ocorreu o acidente, Philippe Vignes, deu conta de "24 feridos muito graves".

"Desses 24, 21 são [estudantes] do liceu e três são [passageiros do comboio regional] TER. Estas pessoas foram repartidas pelos principais hospitais, nomeadamente o de Perpignan", disse o responsável.

Alguns dos feridos graves têm "prognóstico reservado", noticiou a agência France Presse, citando uma fonte da investigação à colisão.

O primeiro balanço falava em sete feridos graves mas a contabilidade tem vindo a agravar-se.
Inquérito às causas
O Presidente de França, Emmanuel Macron, garantiu que "a mobilização do Estado é total para garantir o socorro".

O ministro da Educação, que se irá deslocar a Millas sexta-feira de manhã, garantiu por seu lado que o Governo vai fazer tudo para apurar as causas deste acidente que vitimou estudantes.

O inquérito ao acidente foi atribuído a uma equipa de Montpellier. Algumas testemunhas referem que o autocarro tentou avançar quando as cancelas automáticas da passagem de nível já estavam fechadas.

Os serviços ferroviários franceses afirmam que o comboio circulava à velocidade regulamentar de 80 quilómteros/hora e sublinha que a passagem de nível tem bastante visibilidade.

No local encontra-se um importante dispositivo de socorro, incluindo 70 sapadores bombeiros envolvidos nas operações de resgate e desencarceramento do autocarro escolar, 10 veículos de emergência, dois helicópteros da proteção civil e dois outros das emergências médicas, escreve o Le Figaro na sua página online.

No local foi instalado um posto médico avançado.
Acidente "muito, muito grave"
O primeiro ministro Edouard Philippe e a ministra francesa dos Transportes, Elisabeth Borne, chegeram ao local pelas 18h00, para acompanhar o socorro, supervisionado de início pelo prefeito dos Pirinéus-Orientais.

Borne exprimiu no Twitter a sua profunda consternação mal soube do sucedido. "Grande comoção após o terrível acidente ocorrido em #Millas nos Pirinéus-Orientais. Os meios de socorro e os serviços do estado estão plenamente mobilizados. Sigo para o local imediatamente", escreveu a governante.

O presidente da Câmara de Saint-Féliu-d'Amont, a comuna mais próxima do local do acidente, foi ao local e mostrou-se chocado com o que viu

"Estou ainda impressionado com o que vi. É muito muito grave", disse Robert Olive.

O acidente produziu-se "no cruzamento da via férrea, numa passagem de nível com muita visibilidade. Não sei o que se passou mas o autocarro foi literalmente cortado em dois pelo comboio que passava", testemunhou.

Robert Olive falou de uma "visão de horror" ao ver "o veículo completamente desfeito".
Condolências
O autocarro transportava alunos entre o colégio de Millas e as comunas de Saint Féliu d'Amont e Saint Féliu d'Avall. Doze passageiros ficaram ligeiramente feridos.

No comboio viajavam trinta pessoas, três das quais estão entre os feridos graves. O tráfego ferroviário foi interrompido entre Villefranche e Perpignan, informou France Bleu Roussillon.

A câmara municipal de Millas já se prontificou a receber as famílias das vítimas.
Numa mensagem partilhada através do Twitter, a SNCF, caminhos de ferro franceses, enviou uma "mensagem sincera de apoio" às vítimas e suas famílias.

C/agências
Tópicos
pub