Concelhos com mais casos de Covid por 100 mil habitantes são Freixo de Espada à Cinta, Lousada e Guimarães

por RTP

Freixo de Espada à Cinta, Lousada e Guimarães são os concelhos do país com maior incidência de casos nas últimas duas semanas por 100 mil habitantes. Surgem depois os concelhos de Vizela, Paços de Ferreira, Fafe, Penafiel, Felgueiras e Famalicão. A RTP teve acesso a um documento da Administração Regional de Saúde do Norte onde é possível verificar quais as zonas mais afetadas. Já se nota uma quebra em alguns dos concelhos mais afetados.

Estes são dados atualizados a 21 de Novembro sobre a evolução de número de casos de infeção na zona de intervenção da ARS Norte por 100 mil habitantes nos últimos 14 dias.

Em Freixo de Espada à Cinta o número de casos na última semana duplicou em relação ao registado na semana anterior.

Os dados mostram também que em Lousada, por exemplo, já se começa a registar uma quebra nos casos de pessoas infetadas. Baixou de 746 na penúltima semana para 510 já na última semana. Mesmo assim, a incidência de casos das duas últimas semanas por 100 mil habitantes continua muito elevada - 2686,3.

Em Guimarães, a situação continua com poucas mudanças. 1819 casos na última semana, pouco menos do que os 1926 casos registados na penúltima semana.

Vizela é concelho onde se registou uma maior variação percentual de casos na última semana em relação à penúltima. Menos 44 por cento. Passou de 1544 para 848. A incidência de casos das duas últimas semanas por 100 mil habitantes continua também aqui elevada - 2402.

Onde houve também uma variação substancial foi em Paços de Ferreira. Menos 33 por cento de casos na última semana em comparação com a penúltima. Neste concelho, o número de casos baixou de 1204 na antepenúltima semana para 799 na penúltima e 536 na última. 
O mesmo relatório indica que o distrito do Porto registou, entre a segunda e terceira semana de novembro, uma diminuição de novos casos de infeção por SARS-CoV-2, e o de Bragança o maior crescimento.

Dos seis distritos abrangidos pela Administração Regional de Saúde do Norte (ARS-N), o do Porto passou de 13.349 novos casos na segunda semana para 12.425 novos casos na terceira semana deste mês, o que representa menos 7% de novas infeções.

Bragança foi o que registou o maior crescimento do número de novas infeções com o novo coronavírus, com um crescimento na ordem dos 40 por cento.

Ao distrito de Bragança, sucedem-se os distritos de Viana do Castelo e Vila Real, que registaram um crescimento de 22% e 19%, respetivamente, do número de novos casos de covid-19.

Viana do Castelo passou de 626 novos casos na segunda semana de novembro para 762 novos casos na terceira semana, enquanto Vila Real passou de 806 para 959.

O distrito de Braga registou um crescimento de 11% do número de novos infetados e o distrito de Aveiro (onde estão incluídos sete concelhos abrangidos pela ARS-N) de 4%.

pub