Conferência de doadores debate apoio à Ucrânia

por Lusa
O parlamento dinamarquês recebe esta quinta-feira uma conferência internacional de doadores a favor da Ucrânia EPA

Os ministros da Defesa da Dinamarca, Ucrânia e do Reino Unido são esta quinta-feira os anfitriões em Copenhaga de uma conferência internacional de doadores que pretende debater e reforçar a longo prazo o apoio fornecido às forças militares de Kiev.

Financiamento, produção de armas, formação e desminagem são algumas das áreas que serão focadas no encontro na capital dinamarquesa.

O objetivo da conferência é reforçar a cooperação entre a Ucrânia e alguns países, principalmente do norte e do leste europeu, no que diz respeito à melhor forma de apoiar a Ucrânia na sua defesa contra a brutal invasão russa”, refere o Ministério da Defesa da Dinamarca na sua página oficial na Internet.

O ministro da Defesa dinamarquês, Morten Bødskov, e os seus homólogos ucraniano e britânico, Oleksii Reznikov e Ben Wallace, respetivamente, irão conduzir os trabalhos da conferência que vão decorrer no parlamento dinamarquês.

Esta conferência em Copenhaga irá complementar o designado “Ukraine Defense Contact Group", grupo criado em abril na base aérea norte-americana em Ramstein, na Alemanha, com a participação dos ministros da Defesa de mais de 40 países.

pub